Restaurantes de Cartagena de Índias

Por Rachel Duarte

A comida colombiana é rechada de frutos do mar, carnes como cerdo, cabrito, temperos, coco, inhame e bastante criatividade na utilização da banana. Tudo muito delicioso. E Cartagena é cheio de restaurantes, para todos os gostos e bolsos. Aqui vai uma lista dos que eu fui e recomendo, ou não:

El Santíssimo

Com paredes e tetos todo amadeirado, esse é um dos restaurantes mais comentados de Cartagena. Tem dois ambientes e alguns lustres feitos com garrafas.

Resolvemos não pedir entrada e fomos direto aos principais, que foram: peixe com batatas bravas (estava ótimo o peixe), peixe com abacate e patacones (bananas verdes fritas) e salpicão de frutos do mar com salada de abacate e arroz com coco. A sobremesa de brownie tava uma delícia, já o sorvete com corozo - fruta típica da Colômbia - não fez muito sucesso.

Eu achei a comida gostosa mas esperava muito mais, talvez devido a grande quantidade de elogios que li sobre esse restaurante. Mas vale a pena ir. 

Endereço: Calle del Torno nº 39 - 62 
Telefone: (57) 5 660 1531 / (57) 5 664 7598 / (57) 314 541 2117

Fazer reserva

Peixe com batatas bravas
Peixe com batatas bravas
Brownie
Brownie

Peixe com abacate e patacones
Peixe com abacate e patacones

Salpicão de frutos do mar
Salpicão de frutos do mar
Sorvete com corozo
Sorvete com corozo

Donjuán
É pequeno e bem decorado, um charme, faz estilo descolado. Os guardanapos de pano são em jeans e água perrier extremamente gelada (o que a coisa mais linda nessa terra de calor). Por ser um lugar pequeno, recomendo fazer reserva, pois sempre fica cheio. Mas como chegamos já era 22h, havia mesa pra gente. A comida é bem gostosa e ao ponto (odeio comida muito cozida). Pedimos uma salada de aspargos frescos com ovos e presunto de parma, risoto de lagostins com tomates frecos e mascarpone e lagostins com chutney tomate e salada.
Endereço: Calle del Colegio # 34-60 Local 1
Telefone: +57 (317) 501 14 15 / +57 (5) 664 38 57 / +57 (5) 664 36 78
Fazer reserva

Salada
Salada
Risoto
Risoto
Lagostins
Lagostins

Krioyo
Esse foi uma grata surpresa: estávamos passeando e de repente bateu aquela fome louca de beliscar alguma coisa. Passamos por esse restaurante e não resistimos, ele é bem bonitinho, visualmente me lembrou o Market de Ipanema e um pouco do Luka Lu de Praga. Foi onde comemos nosso primeiro ceviche em terras cartageneras. Escolhemos dois tipos, um de peixe no molho de limão e leite de trigre e um de camarão em um molho que parecia maionese, acompanhados de chips de banana. Ambos estavam ótimos.

Endereço: Calle de la Mantilla nº 3-49

Ceviche de peixe
Ceviche de peixe
De camarão
De camarão

Candé
A decepção total da viagem! Esse restaurante é super bem falado e recomendado, até pelo jornal O Globo, como a melhor comida típica cartagenera, mas vou contar uma coisa pra vocês: é horrível!! Não vá, sério! Pra começar a entrada, um mix de bolinhos e emapanadas, era a coisa mais sem graça da face da terra e o garçom ainda nos trouxe uns bolinhos de cortesia dizendo que era típico, mas não tinha gosto de nada. No prato principal vieram um arroz de mariscos (que estava duro, não era al dente, era duro mesmo com camarão e polvo emborrachados), um peixe com berinjela e aipim totalmente ensosso e uma mini degustação de frutos do mar horrorosa com uns vongoles que deu vontade de vomitar. Não recomendo de jeito nenhum.

Endereço: Calle Estanco del Tabaco nº 35 - 30

Entrada
Entrada
Peixe
Peixe
Arroz de mariscos
Arroz de mariscos
Degistação de frutos do mar
Degistação de frutos do mar

La Vitrola
Uma casinha amarela de esquina, com um portão de entrada verde onde fica um segurança que pergunta se você tem reserva, esse foi o melhor de todos os restaurantes da viagem. Na verdade foi uma das melhores comidas que já comi. É sempre concorrido, cheio e animado, pois tem música ao vivo todos os dias. Mas o restaurante é simples, nada muito sofisticado, já a comida é maravilhosa! De entrada vieram uns camarões com um molho que tava uma coisa linda de se saborear, os pratos principais foram espaguete ao frutos do mar simples sem muita frescura e tudo ao ponto, peixe com risoto de coco (que tava uma coisa!) e lagostins com legumes e arroz. Tudo i-n-c-r-í-v-e-l!! De sobremesa pedimos um cheesecake de corozo e um bolo de coco com sorvete. Divinos :)))

Endereço: Calle Baloco nº 33-201

Telefone: +57 5 6600711

Fazer reserva

Entrada
Entrada
Peixe com risoto
Peixe com risoto
Cheesecake
Cheesecake
Espaguete
Espaguete
Lagostin com legumes
Lagostin com legumes
Bolo de coco
Bolo de coco

Monte Sacro
Foi o último restaurante que fomos antes de pegar nosso voo de volta. Ele fica na Plaza Bolívar, bem onde estávamos hospedados. Comida boa e honesta, de entrada foram anéis de lula, que estava crocantes e sequinhos, e os principais foram peixe com batata e creme de leite gratinado, peixe com mariscos e macarrão gratinados e risoto de mariscos. Tudo gostoso, principalmente o risoto.
A noite tinha música ao vivo na varanda.

Endereço: Plaza de Bolívas nº 33-20

Anéis de lula
Anéis de lula
Peixe com mariscos e macarrão
Peixe com mariscos e macarrão
Peixe com batatas e creme
Peixe com batatas e creme
Risoto
Risoto

El Mar de Juan

Localizado na Plaza San Diego, esse restaurante possui uma cozinha totalmente aberta onde se vê o preparo de todos os pratos. É especializado em frutos do mar mas possui mesas na praça para quem quiser comer umas pizzas.

A comida é uma delícia. De entrada pedimos um camarão com alho e fios de arroz que estava bem feito e temperado. Os pratos foram um mero (peixe) com ervas finas e arroz e o outro prato foi uma paella de frutos do mar que estava divina!! A melhor que já comi na minha vida! A sobremesa foi um flan de caramelo com clada de corozo.

Endereço: Plaza de San Diego N° 8 - 12 (perto do Sofitel Santa Clara)

Telefone: (+57 5) 6642782 / 6645862 / (+57 5) 6643182 / 6644977

Fazer reserva

Mero com ervas finas
Mero com ervas finas
Paella
Paella

Sobremesa
Sobremesa

La Cevicheria

Como o nome diz o prato forte desse restaurante pequenininho que não fica com uma mesa vazia do lado de fora são os ceviches. A primeira vez que fomos experimentamos um ceviche de frutos do mar ao suco de limão que estava ótimo e umas lulas com molho de tomate deliciosas. Infelizmente esquecemos das fotos :(

Mas depois voltamos e comemos nachos com camarões de lamber os lábios e uma salada de berinjela bem gostosinha. 

Endereço: Calle 39 # 7 14 (perto do Sofitel Santa Clara)

Nachos
Nachos
Salada de berinjela
Salada de berinjela

Perú Mar

De comida peruana, esse foi nosso primeiro restaurante na cidade depois de horas de voo. A comida é boa. De entrada vieram uns anéis de lula bem crocantes e sequinhos, no principal foram arroz de tinta de lula com camarão e anéis de lulas, macarrão com carne (não lembro do molho) e arroz de tinta de lula com camarão e filé de atum. A lula é mais puxada pra cor rosa, é diferente das lulas que estou acostumada a comer, pareceu ser mais firme, não foi minha favorita não. Mas tirando isso, tudo estava ótimo. 

Endereço: Calle Santo Domingo No. 33-41

Arroz de lula
Arroz de lula
Macarrão com carnr
Macarrão com carnr
Arroz de lula com atum
Arroz de lula com atum

Restaurante San Pedro

Localizado na Plaza San Pedro de frente para a igreja San Pedro Claver, vira "point" a noite, com as mesas colocadas na praça cheias de gente batendo papo, jantando e bebendo drinks. Pedimos um polvo de entrada que estava uma ma-ra-vi-lha, mas não tem foto, comi e só lembrei desse detalhe depois. No principal foi  risoto ao curry com atum e molho rosé, macarrão ao sugo (tava bom, sem tá ácido!) e atum parrillado com legumes. Tentei o atum novamente, e mais uma vez não gostei. O risoto estava cozido demais. A comida é ok.  

Endereço: Plaza de San Pedro Claver

Risoto e atum
Risoto e atum
Espaguete ao sugo
Espaguete ao sugo
Atum parrillado
Atum parrillado

Crepes e Waffles

Fomos 3 vezes nesse restaurante / lanchonete de tão bom que é! E sério, esquecemos todas as vezes de tirar foto dos pratos, só queríamos devorar tudo e quando chegava a última garfada que lembrávamos da foto. Mas salvamos o gongo no último dia quando fomos comer uma sobremesa por lá. Vale super a pena fazer um lanche ou mesmo comer um crepe como refeição. Experimentamos os crepes de polvo com alho, de estrogonofe, o pão pita com queijo levado ao forno gratinado, crepes de espinafre, o clássico suzette e de enroladinho de salmão. Os waffles foram minis de nutella e amora e normal de nutella, todos com sorvete. Vá e se perca nessas tentações!

Ah, existe uma filial em São Paulo e outros lugares do mundo. Dá uma olhadinha no site.

Endereço: existem 6 filiais na cidade, mas fomos na da Calle San Pedro Claver esquina com Calle de la Amargura 

Mini waffle de nutella
Mini waffle de nutella

Mini waffle de amora
Mini waffle de amora

Juan Valdez

Cafeteria famosa, estilo Starbucks porém com o legítimo café colombiano sendo servido. 

Endereço: Calle de San Agustin con Calle de la Universidad

Café del Mar

É famoso pelo pôr do sol, tanto que eu li em vários blogs indicando para ir á esse bar/restaurante localizado no Baluarte de Santo Domingo para admirar o encontro do astro rei com o mar. Sinceramente? Nada demais! Talvez porque no apartamento que fiquei hospedada tivesse um terraço de onde se via quase tudo. Sei lá! Tem extensa carta de bebidas, mas na parte de comidas é super fraco, o que é uma extrema burrice pois acredito que muitas pessoas alí gostariam de beliscar alguma coisinha olhando para o sol se pondo. 

Endereço: Baluarte de Santo Domingo


Cafe Havana

Quer bailar salsa e descobrir como os cartageneros se divertem? Aqui é o lugar certo. Chegue cedo para não ter a possibilidade de não encontrar mesas e de poder observar o lugar ainda sem muita gente. Á partir das 22h já está lotado, até porque não é um lugar grande. Com um grande bar central com bancos ao redor, algumas mesas distribuídas pelo salão e um palco de frente para o bar, quase não tem lugar para dançar, então é entre as mesas mesmos que o povo requebra o quadril. 

Não aceita cartão para pagar a entrada, COP$15.000; porém o consumo pode ser pago com cartão de crédito. 

Endereço:  Calle Media Luna con Guerrero

Vazio
Vazio
Cheio
Cheio

La Paleteria

Sorveteria especializada em picolés. Seria então uma picoleteria? Contém uma boa variedade de sabores, desde o básico limão ao querido cheese cake de oreo! Com o calor de Cartagena, é o melhor presente que o corpo pode receber.

Endereço: Calle 109 nº 16 - 11



El baluarte de San Francisco Javier

Localizado na Plaza de Santa Teresa, perto do Museo Naval del Caribe, esse baluarte é super animado á noite devido ao show ao vivo que rola por lá. Com mesinhas e cadeiras mais confortáveis beirando as laterais e mesas comuns no centro é melhor para beber e bater um papo, até tem algumas coisas para beliscar mas isso não é o forte do lugar. O bom mesmo é sentar com uma bebidinha e apreciar o show, que no dia que fomos estava incrível!

Endereço: Plaza de Santa Teresa


Infos

- Moeda: Peso Colombiano

 

- Fuso horário: 2 hora a menos que Brasília. 

 

- Língua: Espanhol

 

- Brasileiros não necessitam de visto para América do Sul. Pode ser usado o RG ou passaporte com validade mínima de 6 meses

 

- Necessário apresentar o CIV (Certificado Internacional da Vacina) contra febre amarela, que deve ser tomada pelo menos 10 dias antes do embarque

 

- Apartamento alugado


Observação

Os valores podem sofrer alterações com o decorrer do tempo.

Compartilha, deixa a notícia viajar por aí, vai!



Dá uma olhadinha aqui ó:

Sobre Cartagena de Índias

O que fazer em Cartagena de Índias

Paris - hospedagem


Write a comment

Comments: 0