Curitiba | Curiosidades sobre a cidade das araucárias

Por Rachel Duarte

Conhecida também como "Cidade Ecológica do Brasil" e "Cidade das Araucárias", a bela Curitiba faz juz ao apelido recebido. É uma cidade super arborizada onde se vê bastante verde, até na área urbana, e muitas araucárias - árvore que ocorre bastante na região sul do Brasil - que não à toa tem o nome popular de pinheiro-do-paraná. 

araucária curitiba
Araucária

Antes de chegar á cidade, li que o povo curitibano não é muito simpático. Não é bem assim! Eles só não são tão extrovertidos, expansivos e cheios de intimidades como os cariocas e baianos. Eles são mais na deles, conversam de uma maneira mais comedida, falam mais baixo e são mega prestativos. Fomos super bem recebidos na cidade e conversamos bastante, principalmente com os taxistas. 

Há uma mistura boa de etnias: como poloneses, ucranianos, alemães, italianos e japoneses, além de outras nacionalidades, porém essas são as maiores. Para se ter uma idéia, Curitiba é a segunda maior diáspora polaca do mundo - sendo Chicago a primeira - e o Paraná tem a maior comunidade ucraniana e eslava do país. 

Além de outras nacionalidades, encontramos muitos paulistas vivendo por lá também. 

Não vi sujeira no chão e nem mendigos espalhados pelas calçadas. Só no final da feirinha do Largo da Ordem que vi uns 3 pedintes. E apesar de não ver nenhum carro de polícia e poucos policiais espalhados na cidade, me senti segura andando por lá, mas claro sempre com cautela e olhando para os lados como uma boa carioca. 

Escolhemos o Batel como nosso bairro durante a viagem por ser conhecido como um bairro nobre residencial e com bastante movimento devido a grande quantidade de bares e restaurantes na região. Gostamos de ficar por lá, mas é um lugar onde nada é muito perto, mas também nada super distante.

Nos hospedamos no Hotel & Flat Valentini Di Lucca que, como em alguns hotéis, é mais bonito na foto que ao vivo. Não que o hotel seja ruim, ele é ok. O quarto tem um bom tamanho, equipado com uma mini cozinha com microondas e frigobar, banheiro com espaço, cama e sofá-cama confortáveis e tem até duas tvs; o café da manhã não tem muitas opções de escolha, mas o que é servido é gostoso. Mas eu gosto de coisas bonitas e acho que isso que faltou. Como designer de interiores eu faria o quarto bem diferente e mais acolhedor. 

Ah! Não poderia esquecer de comentar sobre o clima. Não sei como são as outras épocas do ano, fomos no outono e pegamos muita chuva e tempo fechado, porém sem muito frio, tinha horas que dava até uns calores.


Info

- Moeda: Real
 
- Fuso horário: mesmo de Brasília
 
- Língua: Português brasileiro
 
- Necessário apenas carteira de identidade para apresentar no check in do transporte
 

Compartilha, deixa a notícia viajar por aí, vai!



Dá uma olhadinha aqui ó:

Onde comer em Curitiba

Curiosidades de NY

Lugares para visitar em Curitiba