Onde comer em Curitiba

Por Rachel Duarte

Melhores Restaurantes em Curitiba

Cada lugar tem seus pratos típicos, como no Rio de Janeiro com a famosa feijoada, Bahia e seu acarajé, São Paulo e o cuscus paulista, o pato no tucupi do Amazona. E Curitiba não seria diferente, por lá tem vários pratos particulares como o barreado, o pinhão e a carne de onça. Confesso que não comi nenhum desses, principalmente por não comer carne, no caso do barreado e da carne de onça e por falta de oportunidade como com o pinhão. Mas, independente do típicos, nós comemos muito bem na cidade. Claro que tivemos uma decepção - vai lendo que você vai saber - mas isso faz parte em qualquer viagem. Então se você quer saber onde almoçar, onde jantar ou fazer um lanchinho na terra das araucárias, segue essa leitura e descubra por onde nossos paladares passeou. 

Ah, quem tem costume de almoçar mais tarde como a pessoa que vos escreve, é melhor se ligar nos horários dos restaurantes curitibanos, pois a grande maioria costuma ficar fechado das 15h até 19h. 

C La Vie

Esse restaurante faz estilo bistrô, com ambiente moderno e aconchegante. Tem uma adega/loja onde pode ser escolhido o vinho para acompanhar a refeição e também comprar para poder levar paera a casa. Fizemos as duas coisas. Fomos na hora do almoço e infelizmente o cardápio estava limitado devido ao Restaurante Week que estava rolando na cidade, havendo apenas as opções do próprio evento e mais algumas 4 opções de refeição. Mas o garçom nos informou que no jantar o cardápio volta ao normal com todas as refeições. 

De entrada vieram um cuscus paulista e uma moquequinha de camarão com cará. Nos principais pedimos ravioli de galinha caipira com quiabo crocante, barriga de porco a pururuca e Camarões rosa salteado com risoto de tomates frescos e manjericão e compota de limão siciliano e caviar lamp fish. Na sobremesa escolhemos bolo de milho com molho de milho. Tudo super gostoso, fresco, bem feito e com ótima apresentação. 

Endereço: 

Rua Comendador Araújo, 970 - Batel

Telefone: 

(41) 3029-9988

Horário: 

Almoço: Segunda a sexta das 12h às 14h30. Sábado das 12h às 15h

Jantar: Segunda a quinta das 19h30 às 24h. Sexta e sábado das 19h30 à 1h

Restaurantes C La Vie
Restaurantes C La Vie

Restaurantes C La Vie
Restaurantes C La Vie
Restaurantes C La Vie
Restaurantes C La Vie

Bar Bailônia

Esse bar fica incrívelmente 24 horas funcionando! É a salvação da madrugada ou quando os restaurantes estão todos fechados. Serve desde café da manhã á comida japonesa. Fomos a noite e escolhemos petiscos como a bolinha de aipim com recheio de queijo provolone, que estava uma coisa linda super derretido e uma porção de pastéis mistos - carne, queijo e italiano - que estavam sequinhos e gostosos. Fiquei abismada com o valor do Kir Royal, R$9,40! Até hoje eu só achei esse drink pelo dobro desse valor! Resolvi pedir e experimentar, e não é que estava uma delícia?! É feito com espumante da vinícula Salton, do Rio Grande do Sul, que já recebeu inúmeros prémios nacionais e internacionais. Para garantir, bebi 2. Ou 3... não lembro!

Endereço: 
Alameda Dom Pedro II, 541 - Batel
Telefone:
(41) 3566-6464
Horário: 
Bar Babilonia - Restaurantes Curitiba
Bar Babilonia - Restaurantes Curitiba

Velho Madalosso

Fomos ao restaurante Bar do Victor, mas estava fechado devido ao horário e então fomos tentar os restaurantes de Santa Felicidade, bairro no qual os imigrantes italianos escolheram para residir em Curitiba, onde se concentram restaurantes e algumas vinícolas. Lá existe o maior restaurante "das Américas" (conforme dados do próprio estabelecimento), o Madalosso, que tem a fama de ter uma ótima comida italiana, porém a reputação do antigo restaurante, o chamado Velho Madalosso é de ser melhor ainda. Sendo assim, fomos direto ao "Velho". Após sentar e pedir nosso vinho descobrimos que não havia cardápio pois o esquema é de rodízio. Não me agrada muito essa história de rodízio de massas não, mas já que estava ali e a fama é das boas, fiquei para experimentar. Passou o primeiro nhoque totalmente sem gosto, em seguida um spaguetti ao alho e óleo não al dente, depois uma lasanha muito insossa, ou seja uma derradeira sequencia de comida sem graça totalmente diferente da fama falada por tantas pessoas. Não indico.

Endereço:

Av. Manoel Ribas, 5852 - Santa Felicidade

Telefone:

(41) 3273-1014

Restaurante Madalosso - Restaurantes Curitiba
Madalosso
Restaurante Madalosso - Restaurantes Curitiba
Velho Madalosso

Romanus
Localizado em Morretes, esse restaurante foi indicado pelo Guia Quatro Rodas como o melhor do pequeno município de Curitiba. Ele, como a maioria na região, é especializado em barreado, mas como a pessoa aqui não come carne fomos de frutos do mar. De entrada vieram lulas a dorê, um pouco salgadinhas, mas gostosas macias e gordinhas. No prato principal escolhemos um linguado com catupiry acompanhado de purê de batata, palmito e aspargos (desculpa a foto feia, a fome era imensa). E para sobremesa uma cocada branca mole deliciosa (sorry, sem foto). Comida bem honesta.

O dono do restaurante, Luis Antonio Romanus - muito simpático - nos informou que em breve irá fechar o estabelecimento da região pois erá para Curitiba no final do mês de abril.

Endereço:

Em Morretes: Rua Visconde do Rio Branco, 141

Em Curitiba: Av. Vicente Machado, 1482

Telefone:

Em Morretes: (41) 3462-1500

Em Curitiba: (41) 3076-1999

Restaurante Romanus- Restaurantes Curitiba
Restaurante Romanus- Restaurantes Curitiba

Feira da Praça da Ucrânia

Que tal comer de entrada umas empanadas argentinas, de principal um hambúrger e de sobremesa um waffle americanos? Ou que tal uma fogazza italiana ou uns pierogi ucraninos para companhar um tepanyaki japonês e pra fechar uns trdelníks, doce típico hungariano? Na Praça da Ucrânia, todos os sábados isso é possível! Tem comidas de vários lugares do mundo, e o melhor é que tudo é bem feito, nada é no estilo podrão. 

Pequei em não tirar foto, sorry :(

Horário:

De 17h ás 22h - somente aos sábados

Endereço:

Praça da Ucrânia, entre Padre Agostino e Padre Anchieta

Bar do Alemão

Como o nome diz, o típico aqui é a gastronomia alemã: joelhos de porco, chucrute, salsichas, saladas de batata. E não podem faltar as cervejas, principalmente o famoso submarino no qual um copinho com steinhaeger - bebida destilada originária alemã -  fica de cabeça para baixo no fundo da caneca de cerveja, misturando as bebidas aos poucos. 

O bar é grande, com 3 tipos diferentes de ambientes - um bem na entrada a céu aberto, outro tipo uma taverna mais escurinho e um maior e mais claro e com mesas para um grupo grande de amigos - é desses que a gente vai com os amigos para beber e comer uns petiscos, falar alto sem ligar para os vizinhos da mesa do lado, sem muita pretenção.

Horário:

Todos os dias de 11h ás 2h

Endereço:

Rua Claudino dos Santos, 63 - Centro 

Curitiba onde comer restaurantes Bar do Alemão
Curitiba onde comer restaurantes Bar do Alemão

Durski

Assim que se entra no salão principal, com decoração estilo francês clássico, você sente que a elegância faz parte desse exclusivo restaurante de somente 30 lugares. 

Já acomodados em nossos lugares, recebemos os cardápios, sendo que os das mulheres não haviam preço. Ainda existe isso de só o cardápio masculino vir com os valores? Não curto muito essa ideia, até parece que hoje em dia só os homens pagam as contas né?

Enfim, colocando esse detalhe a parte, veio o couvert com pães e patês e servidos individualmente mini pasteis de camarão, depois mini pães de queijo e por último mas não menos saboroso folhas de abobrinha recheada com ricota. Os pratos principais - diga-se de passagem que cada louça tinha uma estampa diferente - foram fetuccine fresco com camarões, spaghetti fresco com filé mignon ao creme de queijo grana padano e filé mignon uruguaio ao molho madeira com purê de batatas. Um tempinho após terminar a refeição, veio de pré sobremesa uma tortilha de nutella (chantili com nutella) e de sobremesa uma ambrosia e uma torta de chocolate belga com calda quente e soverte de baunilha artesanal. Tudo super saboroso, ao ponto, com temperos na medida. Com pratos saborosos como esses e com um chef - Durski Júnior - que já recebeu inúmeros prémios, com certeza quando voltar à Curitiba, esse restaurante me terá como cliente novamente.

Endereço:

Av. Jaime Reis, 254 - Centro

Horário:

Quinta de 19:45h ás 23h

Sexta e sábado de 19:45h ás 23:30h

Telefone:

(41) 3225 - 7893

Fazer reserva!

melhores Restaurantes curitiba durski
melhores Restaurantes curitiba durski
melhores Restaurantes curitiba durski
melhores Restaurantes curitiba durski
melhores Restaurantes curitiba durski
melhores Restaurantes curitiba durski

Madero

Restaurante que tem algumas franquias espalhadas pela cidade, faz o estilo burger e grill. Eu não como hambúrguer e carnes, mas estava morrendo de fome, vi pratos com massas no cardápio e que o chefe do Durski é o mesmo daqui, resolvemos experimentar. A primeira coisa que lembrei ao entrar foi do Outback, pelo jeito amadeirado, o chopp com a caneca super gelada e principalmente pelas costelas.

Bom, para começar pedimos palmito pupunha assado, eu não gosto de pupunha porque acho que não tem gosto de nada mas resolvi pedir por ser a entrada mais pedida, meus conceitos continuaram o mesmo. Comendo ar! Então vamos aos principais: fetuccine com bacalhau que estava nada interessante, o bacalhau se perdeu em um molho sem sabor, costelas com batatas fritas bem gostosas e fetuccine com camarão que também estava meio insossinho. Pra melhor um pouco a situação e animar, escolhemos um petit gateau de doce de leite com calda de frutas vermelhas e sorvete artesanal que arrasou!!! Então a minha conclusão é que Madero é bom para comer carnes, hambúrgueres e sobremesas. Massas? Not!

Endereço e horários: já que são muitas lojas, é melhor conferir no site

melhores Restaurantes curitiba madero
melhores Restaurantes curitiba madero
melhores Restaurantes curitiba madero

melhores Restaurantes curitiba madero
melhores Restaurantes curitiba madero

Sel et Sucre

Li avaliações super positivas sobre esse restaurante que o escolhemos para o nosso último dia em Curitiba. Ele é super fofo com lírios violeta sobre as mesas, faz o estilo bistrô com 12 lugares externos e 30 internos super confortáveis com um sofazão e luz baixa, tem uma chef - Kika Marder - premiada e o horário do almoço vai até as 17h. Perfeito para quem faz check in tarde :)

Ele funciona num esquema de menu com opções mas com um preço fechado, custa R$59,90 com entrada, prato principal e sobremesa. Se o prato principal for a sugestão do chef, o preço muda para R$64,90. Nossas entradas foram: cestinha crocante de camembert e pêras carameladas ao molho suave de queijo parmesão (incrível), polenta chapeada com ragout de tomatinhos assados, azeitonas pretas, alcaparras, lascas de parmeggiano reggiano com rúcula orgânica e bacalhau desfiado cremoso entre finas camadas de batata preparados com gruyère, parmeggiano reggiano e natas. Nos principais: risoto de cordeiro cozido lentamente em panela de ferro ao vinho malbec e radicchio roxo, filet mignon grelhado com linguini artesanal na manteiga de alecrim e molho ao sugo e caçarolinha de frutos do mar ao molho champagne (muito bom) com arroz cremoso de açafrão e alho poró. Para sobremesa fechamos com crepe Suzette com recheado com mousseline de manga e creme pâtissière, macaron gigante de chocolate com creme anglaise de baunilha e trio de cremes brullés: chocolate, pistache e baunilha. Adorei a comida, o ambiente e o atendimento. Outro lugar que quando voltar á Curitiba me verá novamente!

Endereço:

Alameda Presidente Taunay, 396 - Batel

Horário:

Segunda a Sábado das 12h às 17h

Telefone:

(41) 3077 - 6647 / (41) 3501-7009 / (41) 9576-0010

melhores restaurantes de curitiba sel et sucre
melhores restaurantes de curitiba sel et sucre
melhores restaurantes de curitiba sel et sucre
melhores restaurantes de curitiba sel et sucre
melhores restaurantes de curitiba sel et sucre
melhores restaurantes de curitiba sel et sucre

melhores restaurantes de curitiba sel et sucre
melhores restaurantes de curitiba sel et sucre
melhores restaurantes de curitiba sel et sucre


Info

- Moeda: Real
 
- Fuso horário: mesmo de Brasília
 
- Língua: Português brasileiro
 
- Necessário apenas carteira de identidade para apresentar no check in do transporte
 

Compartilha, deixa a notícia viajar por aí, vai!



Dá uma olhadinha aqui ó:

4 dias em Mendoza

Aniversário, cada ano um novo lugar...

31 belíssimos faróis


Write a comment

Comments: 0