Festival de Parintins

Por Rachel Duarte

Festival-Folclórico-de-Parintins-amazonas_
Por Ricardo Stuckert/PR / Wikimedia Commons

De hoje até o dia 29 de junho acontece o Festival de Parintins, no Amazonas. Já na sua 49ª edição, esse tradicional festival vai fazer a alegria de muitas pessoas com uma produção teatral elaborada com carros alegóricos, bonecos gigantes, centenas de artistas fantasiados, penas, tambores e os elementros principais: dois bois-bumbás se enfrentando!

Como no Amazonas existem muitas lendas e histórias folclóricas essa aqui não poderia ser diferente. Reza a lenda que Pai Francisco e Mãe Catarina eram um casal pobre e que quando Mãe Catarina ficou grávida sentiu um forte desejo de comer língua de boi. Pai Francisco querendo saciar essa vontade incontrolável de sua esposa resolve roubar e matar o boi preferido de seu patrão. O crime é descoberto e um padre e um pajé são chamados e conseguem salvar o boi, que ressucita e perdoa Pai Francisco e Mãe Catarina.

Com o enredo da festa baseado nessa história, dois bois se enfrentam: O Garantido, de cor vermelha e o Boi Caprichoso, de cor azul. A disputa acontece no Bumbódromo (Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes) que tem capacidade para 35 mil pessoas e leva esse nome por ter o fomato de uma cabeça de boi estilizada.

Boi-garantido-festival-de-parintins-amazonas
Boi Garantido por Yesydrodriguez / Wikimedia Commons
Boi-caprichoso-festival-de-parintins-amazonas
Boi Caprichoso por Joaoguilherme92 / Wikimedia Commons

Para determinar o vencedor, os bois dançam por 2 horas meia ao som de músicas que falam de elementos folclóricos amazônicos e da natureza. No total são 22 quesitos que decidem quem é o boi vencedor: apresentador; levantador de toadas; batucada; ritual; porta-estandarte; amo do boi; sinhazinha da fazenda; rainha do folclore; cunhã poranga; boi bumbá (evolução); toada (letra e música); pajé; tribos masculinas; tribos femininas; tuxaua luxo; tuxaua originalidade; figuras típicas regionais; alegorias; lenda amazônica; vaqueirada; galera; coreografia, organização/animação/conjunto folclórico.

Esse ano o Boi Garantido, campeão de 2013, traz como tema a fé no Brasil mediada pelos indígenas, quilombolas e brancos para explicar a religiosidade brasileira. Já o Boi Caprichoso tem como tema Amazônia Tawapayera, que significa aldéia mística, e irão contar lendas e histórias da Amazônia.

De acordo com o Jornal da Amazônia, o Festival deverá receber turistas e a imprensa estrangeira totalizando de 80 a 90 mil pessoas.


Info

- O festival sempre ocorre em todo último final de semana do mês de Junho.

 

- Horário: 21h às 1h30, sendo que cada bumbá terá duas horas e meia de apresentação, além de 30 minutos de intervalo entre cada um.

 

- Resultado: Será anunciado na tarde de segunda-feira, 30.

 

- Site Boi Caprichoso

 

Site Boi Garantido



Compartilha, deixa a notícia viajar por aí, vai!



Dá uma olhadinha aqui ó:

Bahia - Península de Maraú

Paris - passear

Rio de Janeiro - Mirante do Pasmado


Write a comment

Comments: 0