Feira Planetária - Food truck em ação!

Por Rachel Duarte


-feira-planetaria-rio-de-janeiro

Desde sábado passado (06/09) começou no Rio de Janeiro a Feira Planetária, onde food trucks e barraquinhas vendem gostosuras para comer e beber.

Muito conhecido pela galera gringa, os food truck são furgões (ou trailers ou kombis) onde são preparadas comidas e bebidas como em cozinhas tradicionais, com o mesmo amor e carinho. Logicamente que essa "cozinha" é bem mais compacta, com fogões e geladeiras adaptadas ao restaurante sobre rodas. 

Talvez essa história te faça lembrar aquela velha carrocinha de cachorro-quente da esquina, o nosso amado podrão (maneira delicada que nós cariocas chamamos os hot-dogs de rua). Então faz assim: pensa nessa carrocinha como se fosse um furgão todo bonitinho, todo arrumadinho e idealiza que o cachorro-quente é gourmet!

As variedades de iguarias servidas nos trucks são imensas, são comercializados picolés, sanduíches, ostras, refeições completas, cafezinhos, toda sorte de comida que pode ser feita em uma mini cozinha. 

-feira-planetaria-rio-de-janeiro
-feira-planetaria-rio-de-janeiro

No primeiro dia do evento, apareci por lá para dá uma conferida e claro, degustar tudo o que podia! Funciona da seguinte maneira: você troca o seu dinheiro por um planeta (ficha), sendo que cada planeta equivale a R$1,00. Para evitar de ir toda hora para fila, o ideal é trocar uma quantidade suficiente de dinheiro imaginando no que se vá consumir. 

Com os planetas na carteira, é só ir no seu caminhãozinho preferido e comprar sua comida e bebida. Tudo é servido de maneira informal em pratinhos, talheres e copos de plástico, vasilhas de isopor e guardanapos. Sem frescura nenhuma, mas com muito sabor. Comi um yakisoba de legumes e um de camarão do Nika Yakisoba, truck oriental de Teresópolis, que estavam bem gostosos. Ainda teve o hambúrguer do Comuna, super conhecido aqui no Rio e muito saboroso, o caldinho de feijão bem temperadinho da Academia da Cachaça e vinhos selecionados do Los Mendozitos.

-feira-planetaria-rio-de-janeiro
-feira-planetaria-rio-de-janeiro

Mas nem tudo são flores e achei duas coisas chatas para reclamar: 

1) Achei o espaço pequeno. Tinham trucks com filas grandes que invadiam o caminho de passagem ou ficavam na frente de outros restaurantes.

2) Teve uma hora que quase todos os caminhõezinhos não tinham mais comida para servir! Tudo bem que uns 45 minutos depois o estoque foi reposto, mas conheço gente que foi embora por causa disso. 

Acredito que isso tenha acontecido por ser o primeiro evento desse aqui no Rio e que os organizadores não imaginavam a quantidade de pessoas que foram conhecer e degustar esse fenômeno mundial. 

Mas fora isso, achei o clima ótimo, bem familiar, os restaurantes são umas graças (nem todos são trucks, alguns são montados em barraquinhas, mas a idéia é que no futuro todos sejam) com comidas deliciosas e variadas, para todos os paladares.

-feira-planetaria-rio-de-janeiro
-feira-planetaria-rio-de-janeiro

Por enquanto, aqui no Rio, os food trucks só podem estacionar e funcionar em locais fechados, pois a prefeitura só concede o alvará para os espaços fixos. Mas a ideia é colocá-los para circular pela cidade e para isto já existem dois projetos de lei circulando pela Câmara dos Vereadores esperando aprovação. O projeto de lei 910/2014 que possui regras para food trucks e ambulantes com pontos fixos e o projeto 808/2014 que prevê a legalização e organização de venda de alimentos em locais públicos.

Em São Paulo, o prefeito Fernando Haddad já aprovou a ideia. O que o Rio de Janeiro está esperando? Alô prefeitura Rio, queremos vários food trucks circulando na nossa cidade!! 

Confira os restaurantes que fazem parte dessa edição: 

Academia da Cachaça: Muitas cachaças, batidas e caldinho de feijão. 

Armazém dos Sabores: Doces caseiros.

Boteco Doc.: Mini-hambúrgueres, bolinho de bacalhau e outras delícias. 

5 Maltes: 30 rótulos de cervejas nacionais e belgas. 

Comuna: Mini-hambúrgueres. 

Homem da Montanha: Conservas como geleias de pimenta, gengibre, tomates secos e outros. 

Jojô: Ostras e champagne. 

La Furgoneta: Cafés feitos com grãos orgânicos. 

Los Mendozitos: Vinhos argentinos da região de Mendoza. 

Mucho Gosto: Paletas mexicanas artesanais. 

Nika Yakisoba: Comida oriental. 

Picolle Gelato: Picolés artesanais. 

Roma in Rio: Massas variadas.


Info

- Feira Planetária

 

- Local: Planetário do Rio de Janeiro

Rua Vice-Governador Rúbens Berardo, 100 - Gávea

 

- Datas: Todo primeiro final de semana de setembro e novembro e outubro nos dias 11 e 12

 

- Horário: de 12h ás 20h

 

- Preço: entrada grátis



Compartilha, deixa a notícia viajar por aí, vai!



Write a comment

Comments: 0