Tromso - Aurora Boreal

Por Fernanda Sanches


Lembra daquela antiga propaganda da Coca-Cola que passava no natal que o urso polar ficava vendo umas luzes verdes que dançavam no céu? Pois é, foi assim que eu me apaixonei pela Aurora Boreal, ainda criança.

Parecia ser um sonho distante mas um dia pesquisando na internet descobri os lugares de onde se poderia vê-la e a partir daí comecei a planejar minha tão sonhada viagem em busca da Aurora Boreal.

São vários os países onde acontece a Aurora Boreal, Finlândia, Noruega, Suécia, Alaska nos EUA, Canadá, Islândia e Groelândia. Desses, nós escolhemos a Noruega por ser um dos países com a temperatura mais amena de todos.

A cidade da Noruega que escolhemos, Tromso, é uma cidade pequena mas com uma boa infraestrutura para receber turistas em busca da Aurora Boreal.

Tromso, Noruega
Cidade de Tromso por Diego Sanches
Tromso, Noruega
Cidade de Tromso po Diego Sanches

2014 é o último ano com grande atividade solar, que é o gera a Aurora Boreal. Depois de 2014 a atividade solar vai diminuindo gradativamente.

Os melhores meses pra se ver a Aurora Boreal são os meses entre Setembro e Março, sendo Setembro e Março os melhores meses.

Nós escolhemos o mês de Março numa semana de lua nova pra tentar ver a Aurora Boreal. Digo tentar porque além dos fatores ano e mês, ainda é bom que seja numa semana sem lua cheia, com céu sem muitas nuvens e principalmente que a atividade solar esteja forte.

Acertar todos esses itens é uma tarefa complicada e para nós que marcamos a viagem com uma certa antecedência o fator mais importante é a sorte mesmo!!

E nós demos sorte!! Ficamos apenas 5 dias em Tromso (não faria de novo, numa nova viagem ficaria uns 10 dias no mínimo) e vimos a Aurora Boreal em 3 dias.

Foi uma das coisas mais bonitas que já vi na vida. É bonito mesmo ver ao vivo.

Ao vivo a Aurora Boreal não é verde florescente como aparece nas fotos. Ela é mais branca, mas o que é incrível da Aurora Boreal não é somente a cor, mas os movimentos que ela faz. É como se fosse um enorme véu dançante. Sério, ver assim ao vivo foi muito emocionante.

E não, nossas fotos não ficaram assim tão legais, mas a experiência vou guardar pra sempre na mente e no coração!!

Aurora Boreau
Aurora Boreal por Diego Sanches
Aurora Boreau
Aurora Boreal por Diego Sanches
Aurora Boreau
Aurora Boreal por Diego Sanches
Aurora Boreau
Aurora Boreal por Diego Sanches

Agradeço a Rachel pelo convite para falar sobre um assunto que eu gosto tanto.

Rachel: Fernanda, eu que te agradeço por compartilhar aqui no blog essa experiência maravilhosa! E sim, suas fotos estão legais. Lindas! :-)

E você? Tem alguma história de viagem bacana pra contar? Então...


Compartilha, deixa a notícia viajar por aí, vai!



Write a comment

Comments: 2
  • #1

    Fernanda (Tuesday, 21 October 2014 01:49)

    Ficou lindo Rachel,
    mais uma vez obrigada!!

    bjusss

  • #2

    Debora BRazil (Friday, 27 May 2016 08:05)

    Que post incrível!!!! Um sonho ir à Noruega haha beijos