Rio de Janeiro - Chácara do Céu e Parque das Ruínas

Por Rachel Duarte


Santa Teresa é um bairro do Rio de Janeiro repleto de coisas boas escondidas para se fazer, como hotéis, restaurantes e lojinhas. O acesso se dá por vários caminhos e apesar de ficar no meio do burburinho da Lapa, no Centro da Cidade, é um local tranquilo. Sendo um excelente lugar para aproveitar e passear em um dia se sol.

Uma das coisas boas escondidas que é uma ótima sugestão para um passeio em um dia ensolarado é visitar o Museu Chácara do Céu e o Parque da Ruínas. 

Depois de uma olhada no Google Maps e checar como fazíamos para chegar, entramos por uma ruazinha onde só passa um carro por vez e logo depois da curva avistamos uma casa amarela no alto, o Parque da Ruínas. No final da rua, que é sem saída, está a entrada do Museu Chácara do Céu. 

MUSEU CHÁCARA DO CÉU

Museu Chácara do Ceu

Há uma pequena ladeira na entrada do museu, onde se pode entrar com carro e deixar no estacionamento local, mas preferimos subir a pé. Logo depois da área de estacionamento, o caminho forma um pequeno túnel verde, com um muro de heras de um lado e bambus grandes do outro. Assim é a boas-vindas ao Chácara do Céu, onde em frente a porta de entrada principal tem 3 esculturas para nos recepcionar. 

chacara-do-ceu_
chacara-do-ceu_
Esculturas na parte externa do Museu Chácara do Céu
chacara-do-ceu_

O Chácara do Céu era, em 1936, residência de Castro Maya, um empresário bem-sucedido do ramo industrial (óleos vegetais) e comercial (tecidos) que tinha uma vasta coleção de arte, que pode ser vista tanto Museu Chácara do Céu como no Museu do Açude, no Alto da Boa Vista, também no Rio de Janeiro. 

Entre os artistas do acervo, estão: Matisse, Modigliani, Degas, Seurat, Miró, Guignard, Di Cavalcanti, Iberê Camargo, Antonio Bandeira, Portinari (considerado o maior acervo público desse artista), Taunay, Debret entre outros. 

Museu Chacara do Ceu
Museu Chacara do Ceu

A casa/museu também expõe uma sala de jantar com louças, pratarias, móveis, tapetes de origens brasileira, portuguesa, inglesa, oriental e francesa.

Outro ambiente mostrado é a biblioteca de Castro Maya, com cerca de 8 mil títulos brasileiros e europeus. Entre eles, há as primeiras publicações de Maria Graham, livros de arte com originais de Picasso, aquarelas inéditas de Debret entre outras preciosidades. 

Fora a coleção, o museu também mostra exposições temporárias. Quando fui estavam tendo 2 em cartaz. 

PARQUE DAS RUÍNAS

Parque das ruínas

Ao lado do Museu Chácara do Céu, a poucos passos de distância, está o Parque das Ruínas. 

Antigamente as Ruínas era um casarão em estilo neoclássico que pertencia à Laurinda Santos Lobo, ativista dos direitos das mulheres pertencente a nobreza carioca na Belle Époque.

Parque das Ruínas
Parque das Ruínas
Parque das Ruínas

Após Laurinda morrer em 1946, a casa ficou abandonada e nos anos 60 teve objetos, móveis, obras de arte, pisos e telhas roubadas. Por alí viviam bandidos e traficantes.

Os anos de negligência acabaram em 1996 quando os aquitetos Ernani Freire e Sônia Lopes, a convite da Prefeitura do Rio, elaboraram o design que é hoje: a junção das ruínas do antigo casarão neocolonial com as estruturas modernas. 

As Ruínas conta com uma área de exposição no subsolo (onde também estão os banheiros); o andar central no qual podemos observar a arquitetura da casa e os dois últimos andares de onde temos uma vista linda, que vemos a Catedral do Rio de Janeiro, a Central do Brasil, a Ponte Rio-Niterói, o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor e a Marina da Glória. Lindo demais! 

Parque das Ruínas
Parque das Ruínas
Parque das Ruínas

Lá também encontramos um teatro e volta e meia rola alguma boa performance. Vale ficar de olho na agenda :-)


INFO

- Museu Chácara do Céu

Endereço: Rua Murtinho Nobre, 93 - Santa Teresa

Horário: todos os dias, exceto às terças-feiras, das 12h às 17h.

Preço: R$2,00 /  Entrada franca às quartas / Grátis: menores de 12 anos, pessoas com mais de 65 anos, grupos escolares, professores e guias turísticos em serviço, membros do ICOM e da Associação dos Amigos do Museu.

 

Parque das Ruínas

Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 - Santa Teresa

Horário: de terça a domingo, das 8h às 18h

Preço: Grátis



Compartilha, deixa a notícia viajar por aí, vai!



Comments: 2 (Discussion closed)
  • #1

    Natália (Thursday, 28 April 2016 08:38)

    Amei as dicas e as fotos!
    Sou mineira e fui ao Rio de Janeiro pela primeira vez em setembro do ano passado.
    Quando eu puder voltar ,vou visitar a Chácara do Céu e o Parque das Ruínas,graças a você!

  • #2

    MARCIA BALTAREIJO (Wednesday, 28 September 2016 11:04)

    Senhores, o Parque Musical não tem mais no Parque das Ruinas?