Viagens de carro do Rio de Janeiro - Ibitipoca

Por Gabi França


Amo viajar no final de semana - recarrega a energia e volto segunda para o trabalho mais animada. Por isso resolvi fazer vários posts com algumas opções de lugares e pousadas que indico pertinho do Rio de Janeiro! Existem pousadas e hotéis para todos os gostos e bolsos. Tem gente que prefere se hospedar em lugares mais simples e ter mais tempo $ para gastar na cidade, nos restaurantes e nos passeios. Tem outras que preferem não sair do hotel e curtir o que aquele espaço oferece de melhor. Pensando em todos coloco abaixo minha humilde opinião sobre os lugares e as pousadas. Vou focar em viagens que estão a mais ou menos 3 horas de carro do Rio.

CARRO-PORDODOSL-IBITIPOCA-MINASGERAIS

Começo por Ibitipoca, um destino que amo de paixão e fica um pouco depois de Juiz de Fora. Então, saindo do Rio de Janeiro, em mais ou menos 3h de carro você chega lá por uma estrada linda que passa por Itaipava. O Parque Estadual de Ibitipoca é a atração principal da cidade, tem diversas trilhas, lindas cachoeiras, e é bem sinalizado, você consegue fazer tudo sozinho sem nenhum problema. Ah, e o site do parque é ótimo, tem bastante informação. Já fui para Ibitipoca duas vezes e tive experiências incríveis e bem diferentes uma da outra. A primeira fez que fui, em 2007, fiquei no camping Ibitilua que fica localizado na vila, bem pertinho da Igreja. Achei ótimo, tem chuveiro quente, e uma boa estrutura! Tem a opção de acampar dentro do Parque também, mas preferimos ficar na vila.

IGREJA-IBITIPOCA-MINASGERAIS-VILA
CAMPING-IBITIPOCA-TRILHASERUMOS-MINASGERAIS

No primeiro dia fizemos o roteiro das águas, bem tranquilo e circular, 5km de caminhada, com muitas paradas para mergulho, passando pela Gruta dos Coelhos, Lago dos Espelhos, Lago Negro, Prainha das Elfas, Gruta dos Gnomos, Ponte de Pedra, Cachoeira dos Macacos e Rio do Salto. Aconselho ir para lá no verão, porque tenho a sensação de que Ibitipoca tem a água mais gelada do mundo rs.

CACHOEIRAMACACO-IBITIPOCA-PARQUEESTADUAL
TRILHA-IBITIPOCA

No segundo dia fizemos o roteiro da Janela do Céu. Fiquei com medo do sol e da caminhada de 16km, 8km para ir e 8km para voltar, por isso saímos antes do dia clarear, a lua ainda estava presente e a neblina deu um charme especial no começo da trilha, foi demais ver a neblina saindo e um cenário encantador surgindo! E quando a gente chega, percebe que valeu a pena cada km de caminhada, é lindo demais!!!! Na volta, para repor as energias, fizemos um almoço/janta na pousada Janela do Céu, comemos uma truta deliciosa e vimos um pôr do sol que marcou a viagem. Fechamos com chave de ouro o dia. Indico a pousada para se hospedar também, muito aconchegante!

JANELADOCEU-IBITIPOCA-LUA-NEBLINA
TRILHA-JANELADOCEU-IBITIPOCA-MINASGERAIS
janeladoceu-ibitipoca-minasgerais

A outra experiência foi em julho de 2012 no Hotel Reserva do Ibitipoca, fomos comemorar 1 ano de casados e valeu cada centavo, o hotel é muito especial! Experiência única. Super recomendo. O hotel é despretensioso, aconchegante, te faz sentir em casa! Simplicidade com luxo, é difícil descrever...

RESERVADOIBITIPOCA-MINASGERAIS-HOTEL

Tudo é pensado nos mínimos detalhes. São poucos quartos em mais de 3.000 hectares. As refeições são feitas em mesas comunitárias, e os jantares são sempre surpresas com alguma atração especial e em algum lugar especial. Além disso, a comida é deliciosa. O esquema é tudo incluído, pensão completa, para não sair do hotel e aproveitar cada cantinho. O quarto tem banheira, piso aquecido, cama king size, e uma vista linda! E os amenities são da L'occitane! 

RESERVADOIBITIPOCA-MINASGERAIS-VISTA-QUARTO-BANHEIRO

O hotel tem diversas atividades: yoga de manhã, piscina aquecida (não tem nada mais gostoso do que ficar lá a noite olhando para o céu super estrelado), passeio de Land Rover para ver o pôr do sol, trilhas, bicicletas e cavalos! O melhor é que depois de caminhar, quando você chega na cachoeira, montam uma mesa com frutas e sucos, e tem toalhas fofinhas e quentinhas te esperando depois. É muito luxo, ou melhor pós luxo! Não contei tudo para não  

estragar a surpresa, mas eles pensam em cada detalhe para te surpreender e tornar sua estadia uma experiência única.

cavalo-yoga-reservadoibitipoca-hotel-minasgerais
piscina-reservadoibitipoca-minasgerais
pordosol-reservadoibitipoca-minasgerais


INFO

- A visitação no Parque é limitada a: 300 pessoas por dia nos dias úteis e 800 pessoas por dia aos sábados e domingos, feriados nacionais e/ou estaduais do Estado de Minas Gerais. Nos feriados é aconselhado chegar cedo na reserva para garantir seu ingresso


- Não é permitida a entrada de animais de estimação no Parque


- Segunda-feira o Parque não abre; exceto quando a segunda-feira coincidir com feriado ou recesso,sendo o fechamento postergado para o primeiro dia útil posterior ou outra situação a ser definida pela gerência da Unidade


-Não é possível reservar o camping dentro do Parque. O acampamento só é permitido na área delimitada próxima ao restaurante


- Crianças com até 5 anos é isenta das taxas de entrada apresentando documentação.Estudantes e maiores de 60 anos, com a documentação devida, pagam meia entrada para visita no Parque. O ingresso custa 10,00 dias úteis e 20,00 finais de semana e feriados.



Compartilha, deixa a notícia viajar por aí, vai!





Write a comment

Comments: 1
  • #1

    Karla (Monday, 16 November 2015 20:17)

    Ibitipoca é bom de viver, assim como é bom de falar. Eu preciso estar lá logo, logo, é uma maneira de treinar o olhar pra esse jeito simples, mas precioso de viver a vida! Igualzinho do jeitinho que você descreveu, eu quero a segunda vez de novo e a estreia do primeiro circuito...caminhar, caminhar e caminhar, pra ter as cachoeiras e parques no coração.
    "O janela" sempre inspira e nos lembra que viajar é fácil, simples e que um mesmo lugar pode funcionar em qualquer estado de espirito!
    mtos bjos