Rio Grande do Norte - São Miguel do Gostoso

Por Gabi França

Saomigueldogostoso-kitesurf-riograndedonorte

São Miguel do Gostoso realmente é muito gostoso. Uma pequena vila de pescadores, que fica 1h30 de carro de Natal, ou melhor 108km. Mantém o clima bucólico, pé na areia, ótimo para descansar e curtir aquela praia deserta.  Suas ruas são de terra, o povo fica sentado na calçada vendo a vida passar e esperando alguém para conversar. Ainda encontra-se artesanato das labirinteiras que continuam bordando as toalhinhas. E o melhor tem turismo o ano todo. Muito conhecida pelo seu vento, atrai praticantes de kitesurf do mundo inteiro e também quem gosta de velejar. Então prepare seu cabelo e amarre seu chapéu para o vento que não para, mas é bom para refrescar e deixar os coqueiros balançando.

saomigueldogostoso-coco-praia-riograndedonorte

Como chegar: Pegamos um voo noturno do Rio de Janeiro para Natal e chegando lá de madrugada 01:00h da manhã, tinha um transfer já estava esperando a gente (R$ 220,00 o trajeto pelo carro, achei o preço bem justo) que fechamos direto com a pousada. O nome da empresa é a Wind Cab, (84)99973-3320/99166-1196, Ismael Dias o nome do proprietário. Se você chegar em um horário tranquilo, recomendo alugar um carro, a estrada é bem tranquila e sinalizada. Ficamos hospedados na pousada Mi Secreto, considerada a melhor da região, os donos são espanhóis (tem muito gringo por lá), os funcionários são prestativos e atenciosos e tem uma piscina maravilhosa. Ouvi falar bem também da Pousada dos Ponteiros, passamos por ela e parece ser bem bonitinha e metade do preço.

pousadamisecreto-quarto-saomigueldogostoso-riograndedonorte

Primeiro dia: Acordamos um pouco antes do café terminar, comemos tapioca, queijo coalho, bolo da moça, suco de cajá, tudo que tem direito e bem nordestino. Depois para fazer a digestão fomos dar uma volta na praia em frente. E para sair da pousada para ir para a praia passamos pela PORTA PARA FELICIDADE! Tem coisa mais fofa?

pousadamisecreto-saomigueldogostoso-buggy-praia

Ficamos um pouco no bar da pousada de perna para o ar e depois fomos para Tourinhos, uma das melhores praias da região - distante 25 min de carro em estrada de terra, mas com poucos buracos, carro normal chega lá sem problemas. A praia é muito gostosa, com alguns poucos quiosques de palha, 3 se não me engano, bem simples. Tem algumas piscinas naturais também, até uma em formato de coração e outra de baleia, mas a de baleia eu não consegui ver, minha imaginação não é boa o suficiente. Comemos um peixe tomando uma cerveja gelada e voltamos para São Miguel. Ah, dizem que o pôr do sol por lá é maravilhoso mas queria conhecer outras praias e não deu para esperar.

tourinhos-praia-saomigueldogosotoso

A próxima parada foi na Praia da Xepâ em São Miguel. Passamos o final da tarde no restaurante Mexicano/Nordestino Jardim do Seridó, pé na areia e com comidinhas, sucos e caipirinhas excelentes. Super vale passar o dia inteiro lá, uma delícia. Estava com desejo de provar o taco de camarão do Seridó, voltamos mais cedo de Tourinhos também por causa disso, e não me arrependi, é divino e maravilhoso.

saomigueldogostoso-jardimdoserido-tacodecamarao-caipirinha

Voltamos para pousada, descansamos um pouco e aproveitei para fazer uma massagem, amo massagem e nesse paraíso é melhor ainda. Foi relaxante e maravilhosa. Indico a Divani, segue o telefone dela (84) 99418-2361, indico tanto que no último dia passei em Natal antes do voo de volta e fiz mais uma massagem com ela. Queria trazê-la na mala, mas não deu. À noite continuamos nossa orgia alimentar e fomos jantar no Genêsis, na minha opinião o melhor restaurante da região. Olha a entrada do restaurante que fofa. A decoração é demais, uma mistura que deu super certo e deixa o ambiente encantador e super alto astral. Como eles mesmo dizem: comer feliz alimenta a alma e é proibido a entrada de más energias.

saomigueldogostoso-genesis-comida

O restaurante estava lotado, ficamos um bom tempo esperando no bar... A comida demora porque é feita com amor e vale cada segundo da espera. O atendimento da Fabiana é tudo de bom e as cervejas maravilhosas. O bolinho de grão de bico de entrada foi a nossa pedida e de prato principal nem consigo descrever, estava tão maravilhoso, tanto a massa, quanto a carne e o peixe. É melhor colocar as fotos, não é? De sobremesa sorvete de creme com nutella para fechar com chave de ouro.

genesis-comida-saomigueldogostoso-riograndedonorte

Segundo dia: acordamos cedo para ir a Galinhos, o passeio começa 08h da manhã e termina 18h. Fechamos o passeio com a empresa Ecotrips 4X4 com o Mauro – (84) 8133-7373. Por ser um passeio longo preferimos usar a Land Rover que fica R$ 300,00 o casal, podem ir até 6 pessoas no carro, e tem também a opção de fazer o mesmo passeio de buggy por 200,00 o casal, podem ir 4 pessoas. O caminho até Galinhos é lindo demais, passamos por várias praias até chegar ao paraíso.

galinhos-praia-riograndedonorte

Galinhos é um verdadeiro paraíso, dunas de areias que se movimentam e que avançam sobre o mar. Foi com certeza o ponto alto da viagem! Você só consegue atravessar de barco, carro 4x4 ou buggy. Por ter um acesso difícil o local continua quase que intocado, você fica 100% conectado com a natureza. O Farol de Galinhos é o cartão postal da cidade.

Farolgalinhos-riograndedonorte

Depois de passar pelo Farol, o cartão postal, fomos encontrar com a atração principal: o Junior Tubarão, segue o telefone de contato (84) 98115-2772, ele é o cara mais conhecido da região. O serviço dele inclui almoço, passeio de barco e muitas risadas. E esse cenário maravilhoso, é claro!

galinhos-juniortubarao-mangue-barco

Com o Júnior Tubarão vimos cavalos marinhos, peixe morcego (tem vídeo no nosso instagram e facebook) e estrelas do mar. Ele com apenas 20 e poucos anos, conhece a região como ninguém. É um super protetor da natureza, ele tem um projeto com as crianças da região que se chama amigos do mangue, eles catam lixo e cuidam do mangue de Galinhos. Ainda faz um ceviche na hora, com peixe fresquinho, de comer rezando, acompanhado de batata doce, frutas, e muito mais... E tudo isso por R$ 100,00 por pessoa - vale cada centavo.

O passeio é de dia inteiro, bastante cansativo, mas é incrível. Por isso, quem tiver mais tempo sugiro dormir uma ou duas noites por lá. Antes de voltar para São Miguel passamos na pousada Oasis para uma chuveirada e gostamos bastante. Seguem as fotos, é simples mas super aconchegante e cheia de detalhes.

galinhos-oasis-pousada-piscina

Para terminar o dia, mesmo cansados, fomos jantar no restaurante Hibiscus, comemos um acarajé de entrada e um peixe com risoto de prato principal, estavam bem gostosos. Também me indicaram o restaurante da pousada Mar das Estrelas, mas não tivemos tempo de ir. Fica para uma próxima vez.

hibiscus-restaurante-saomigueldogostoso

Terceiro e último dia: aproveitamos a pousada na parte da manhã, descansando na rede, e relaxando na piscina, que é uma delícia, feita de areia e com vários bancos.

pousadamisecreto-piscina-saomigueldogostoso-riograndedonorte

Por fim, na volta para Natal, aproveitamos para passar no marco zero da BR 101, onde fica o Farol do Calcanhar, o mais alto do país e é lá que o vento faz a curva, é só olhar no mapa rs. Um dos lugares do Brasil mais próximo da África, vale a visita e a foto.

br101-marcozero-faroldocalcanahr-riograndedonorte

Info

- Melhor época para ir: tem turismo o ano todo, a alta é de novembro até feveireiro

- Paraíso para kitesurf e vela

- Lugar de descanso e paz

- Moeda: Real

- Idioma: Português - mas tem mais gringo que brasileiro por lá.

Compartilha, deixa a notícia viajar por aí, vai!

Write a comment

Comments: 2
  • #1

Ana Carolina Gil (Monday, 16 November 2015 04:39)

Uau!
    Que deliícia! E que água!!!!
    Lugar fofo, cheio de poesia e serenidade... Entrou pra lista dos destinos desejados!!!
    obs: cheia de dor nas costas nesse momento... Será que a Divani não veio escondida aí na sua mala, não?

• #2

Liliane Inglez (Thursday, 26 November 2015 06:54)

Que lindo este post! São Miguel do Gostoso também conquistou meu coração!!!