Viagens de carro do Rio de Janeiro - Visconde de Mauá

Por Gabi França


viscondedemaua-natureza-vista-verde-babel

Visconde de Mauá é uma ótima opção de lugar para os cariocas fugirem no final de semana, e os paulistas, e os mineiros também, em razão de sua localização geográfica. Abaixo um mapa da região que é dividida entre Visconde de Mauá propriamente dito, Maringá (Rio e Minas) e Maromba. O lugar oferece diversas cachoeiras, trilhas, hospedagens para todos os gostos e bolsos e ótimos restaurantes para os seus visitantes!

mapa-viscondedemaua-maringa-maromba

Hospedagem: Na nossa opinião, o melhor custo e beneficio é a Pousada Colher de Chá, que fica em Maringá Rio. Apesar de não ter muitas atividades dentro da pousada, tem um salão de jogos com discos de vinil, ótimo para tomar um vinho, uma quadra de vôlei de grama, um rio que corta a pousada, mas que não é bom para mergulho pois é bastante raso e um café da manhã bem gostoso, com um pão de queijo artesanal. Os chalés (são 6 no total, sendo um duplo) parecem de boneca, bem pequenos (perfeito para casal, mas que isso fica apertado) mas com tudo o que você precisa, chuveiro quente, lareira e um ótimo edredom! A pousada fica pertinho do centro, então você vai a pé para os principais restaurantes e lojinhas. A localização é ótima e ainda aceita animais de estimação! O único porém é que o na hora do check out tem que liberar o quarto no horário certinho, sem nenhum chorinho para ficar mais um pouquinho.

pousadacolherdecha-chaledeboneca-viscondedemaua
pousada-colher-de-cha-entrada-maua-maringa-rio

Outra opção de pousada bem localizada é a Pousada Olha D`Aguá. Os chalés são espaçosos e tem opção com hidromassagem e o custo e beneficio é bom também. O terreno não é plano, então não aconselho para quem tem dificuldades de locomoção.  Uma é bem perto da outra. Para quem puder gastar um pouco mais e prefere ter mais  

estrutura dentro da pousada indicamos: Tijupá, Pousada dos Amores e Mauá Brasil.  Se for para Mauá com crianças indico o Hotel Buhler, tem várias atividades, piscina aquecida, cascata de água natural, sauna e muita diversão. Fica em Maringá no lado de Minas, mas bem perto do centro. Tem também a Pousada Casa Bonita - minha mais nova paixão - que fica localizada na Maromba, entre as cachoeiras do Poção, 5 min  de caminhada e do Escorrega 10 min andando, que são as mais conhecidas da região. Esta pousada oferece esquema tudo incluído, café da manhã, almoço e jantar, com uma comida divina, e um preço justo.  A pousada ainda tem sauna seca, uma hidromassagem ao ar livre, e um rio delicioso. Tem um atendimento que te faz sentir em casa, uma seleção maravilhosa de filmes e além de tudo isso tem uma sala para massagem maravilhosa com o melhor massagista da região. Mesmo que você não se hospede lá, vale a pena entrar em contato com o Sidney, ele é demais (jyotibah@hotmail.com ou 24-992931642). As fotos abaixo são da Casa Bonita. 

casabonita-maromba-pousada-viscondedemaua
cafedamanha-casabonita-pousada-maromba

Restaurantes: chegou a melhor parte, afinal comer é bom demais e você vai precisar de mais de um final de semana para provar todas as delícias que essa região tem para oferecer. Vamos começar pelo Bistrô das Meninas, que só pelo nome já vale a visita não é? Super charmoso, com um cardápio escrito a mão, muita poesia e livros por toda parte, pensa em cada detalhe, o que deixa a comida com gostinho especial, fica na vila em Maringá Minas.

bistrodasmeninas-maringa-livros-sobremesa-chocolate

Gosto com Gosto, restaurante mineiro super premiado de comer chorando, rezando, pulando, sorrindo, da renomada chef de cozinha Monica Rangel, fica bem na entrada da cidade, perto do portal e da Igreja (vale parar na volta quando tiver indo embora, ou quando tiver chegando na cidade se já for hora de almoçar). Abuse das cachaças e se esbalde no buffet de sobremesa. E depois passe na lojinha para levar algumas das delícias para casa.

gostocomgosto-cachacas-comidamineira-viscondedemaua

O Babel indicamos para um almoço sem pressa, relaxar e curtir a natureza. A comida é divina e o ambiente gostoso demais. Mas tem um porém, chegar nesse restaurante é bem difícil, fica no Vale do Pavão, quando você acha que está chegando ainda falta bastante, mas vale cada buraco. O lugar e a comida compensam e muito todo o trajeto. E um pouco de aventura sempre é bom.

babel-valedopavao-restaurante-viscondedemaua

Além desses tem a Parada do Pastel que vale por uma refeição de tão recheado que é o pastel, o Massa Verde que é pequenininho, baratinho e em cima do rio, gosto bastante para almoçar, ambos em Maringá Rio! E por fim e não menos importante o Rosmarinus para um jantar romântico, precisa de carro para chegar, fica na bifurcação de Maringá Minas com Maringá Rio.

 

rosmarinus-restaurante-maua-visconde-de-maua

 

Durante o dia a boa é aproveitar as cachoeiras, tem as mais conhecidas que ficam na Maromba, como o Escorrega, Poção e a Véu da Noiva, e outras mais escondidas e vazias como a Santa Clara e as cachoeiras do Alcantilado. Em qualquer uma dessas você com certeza vai se divertir. Tem a opção de alugar um quadriciclo, fazer passeios com agências de turismo de Land Rover ou fazer os passeios de carro ou pé por conta própria. Veja qual das opções mais combina com você.

escorrega-cachoeira-maromba-viscondedemaua

INFO

- Fuja de feriados, sempre fica muito cheio e perde o encanto do lugar

 

- É um lugar que você vai várias vezes e não se cansa

 

- Aproveite a culinária local e a lojas de artesanato

 

- Moeda: Real

 

- Idioma: Português com sotaque mineiro e carioca 



Compartilha, deixa a notícia viajar por aí, vai!



Dá uma olhadinha aqui ó:


New York - Central Park

Terraluz - Centro Holístico no Rio de Janeiro

Taipei


Write a comment

Comments: 1
  • #1

    Ana Carolina Gil Sampaio (Saturday, 21 November 2015 07:50)

    Fiquei encantada com Mauá!!!! Lugar incrível, de paz e serenidade, ótimo para um final de semana para relaxar, respirar fundo, renovar as energias!!!! O Babel é sem dúvida um restaurante maravilhoso! A comida é divina, e desde as mesinhas lindas e coloridas até o vale do pavão (de fato), com seu silêncio e seus ventos, tudo vale a pena. Para chegar ao paraíso, é preciso esforço..rsrs. A dica que a irmã da assessora Gabriela foi super valiosa pra mim: quando você pensar em desistir, não desista. E foi isso mesmo! Siga em frente, que você chega. Só daria um conselho para quem está indo pela primeira vez; vá com o dia claro. É difícil dirigir na estradinha de terra no escuro...