Centro do Rio: Revitalização da Praça Mauá

Por Gabi França e Rachel Duarte


pracamaua-mar-vista-cidadeolimpica-portomaravilha-riodejaneiro

Graças a revitalização do Porto Maravilha, hoje temos mais um ponto turístico relevante na cidade do Rio de Janeiro: a Praça Mauá. Essa região andava esquecida, mas com a chegada do MAR – Museu de Arte do Rio, e a derrubada da Perimetral, a região ganhou outra cara, e depois disso mais melhorias foram feitas. A Praça Mauá, já foi chamada de Largo da Prainha, porque um dia teve uma praia paradisíaca, mas com as transformações, por conta do progresso, modificaram seu cenário original. Muitas épocas de altos e baixos, mas hoje temos uma Praça Mauá revitalizada e que merece sua visita. 

Vamos começar o circuito pelo MAR, o museu está instalado de maneira integrada com o Palacete Dom João VI que foi construído no começo do séc. 20 e remodelado para abrigar o museu. O museu funciona de terça a domingo, a partir de 10h da manhã. Uma dica importante é que a entrada no museu às terças é gratuita. As exposições são voltadas para a história da cidade de forma abrangente, unindo história e atualidade com âmbito nacional e internacional. 

praca-maua-rio-de-janeiro-porto-maravilha-dicas-mar-museu-arte-do-rio

No último andar tem um restaurante maravilhoso, de comida brasileira, que se chama MAUÁ, aberto ao público, tem um elevador separado para quem quer ir apenas para o restaurante. Tem uma moqueca de peixe e camarão divina e um mexidão maravilhoso. O preço é salgadinho, os pratos variam de R$50,00 a R$90,00, mas vale a pena, a vista é linda e a comida bem gostosa. No primeiro andar tem uma opção mais barata, mas eu não indico, você sai de lá com cheiro de comida. E o atendimento não é muito bom.

restaurante-maua-museu-mar-praca-rio-de-janeiro-onde-comer-porto-maravilha
Almocinho delícia no Mauá
restaurante-maua-museu-mar-praca-rio-de-janeiro-onde-comer-porto-maravilha

Logo ali do lado do museu, está o primeiro arranha céu da América Latina: o edifício A Noite. Era lá que ficava a Rádio Nacional que transmitia todas as notícias, musicas e rádio-novelas para todo Brasil. Ele está abandonado há mais de 3 anos, mas em 2013 ele foi tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e há projetos para se transformar em hotel ou prédio residencial. Vamos aguardar...

Continuando na circunferência da Praça, avistamos o Arsenal da Marinha do Rio de Janeiro. Em frente a sua entrada, foi instalado um monumento em homenagem à Marinha Brasileira pela participação na 1ª Guerra Mundial. 

primeiro-arranha-ceu-da-america-latina-praca-maua-rio-de-janeiro
Edifício A Noite
monumento-homenagem-marinha-brasileira-primeira-guerra-mundial-praca-maua-rio-de-janeiro
Monumento à Marinha Brasileira

Ao lado do Arsenal vemos uma construção em destaque que chama atenção, é o Museu do Amanhã que tem projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava. Esse museu ainda não está pronto, a ideia é que ele fique ainda neste ano de 2015, e sua proposta é que seja um museu de tecnologia onde, por meio de instalações interativas e multimídias, o público possa observar o passado, o presente e imaginar as futuras possibilidades para os próximos 50 anos! Bacana né? Também estamos aguardando essa inauguração...

museu-do-amanha-praca-maua-rio-de-janeiro-porto-maravilha

Terminando de circular a Praça encontramos um prédio branco com uma torre com relógio, é a Estação Marítima de Passageiros. É de lá que saem e chegam os imensos navios de cruzeiros. Logo atrás desse prédio, há uma fileira de 5 armazéns onde podem ser realizados diversos eventos. Por lá já aconteceu feira de arte, moda, gastronomia, cerveja, show...
Todo o complexo é conhecido como Pier Mauá.

Pertinho desse prédio, há algumas barraquinhas de comida e food trucks bem legais.

Outra coisa legal e que em breve ficará pronto é o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Conhecido e visto muito em alguns lugares da Europa, o bom e velho "bonde" está de volta na Cidade Maravilhosa! Serão 28 quilômetros de extensão circulando entre o Centro da Cidade e a Região Portuária, operando 24 horas por todos os dias. Essa é outra coisa que queremos ver operando logo!

terminal-maritimo-de-passageiros-praca-maua-porto-maravilha-rio-de-janeiro
Estação marítima de passageiros
porto-maravilha-rio-de-janeiro-museu-do-amanha-praca-maua-vlt-transporte
VLT

E por último, porém não menos importante, em frente à Estação Marítima foi instalado um letreiro lembrando que ano que vem vai ter Olimpíadas no Rio sim! #CIDADEOLIMPICA recebeu arte de 15 grafiteiros, deixando as letras bacanas e o visual da Praça ainda mais colorido!  

praca-maua-rio-de-janeiro-#-cidade-olimpica


Compartilha, deixa a notícia viajar por aí, vai!




Dá uma olhadinha aqui ó:

Viagens de carro do Rio - Ibitipoca

Rio de Janeiro - Chácara do Céu e Parque das Ruínas

Praga - Hradčany e o Castelo


Write a comment

Comments: 1
  • #1

    Kk (Thursday, 03 December 2015 15:34)

    adorei as dicas!! Tenho q dar uma passadinha na praca maua proxima vez q estiver no Rio! Esse museu ta lindo!