Centro do Rio: Pontos próximos da Praça Mauá

Por Gabi França e Rachel Duarte


Vamos continuar falando mais sobre a Praça Mauá? Partiremos agora para os pontos próximos a ela e mostraremos o que fazer nesses lugares. No post sobre a Praça, apontamos as atuais e futuras mudanças que estão agitando a região. Não leu esse post? Então vem cá. Neste aqui nada indicado é novo na área, mas são lugares que merecem a visita e apreciação.

No mapa estão marcados os pontos e o azul é o restaurante Imaculada, um lugar delícia para passar a tarde e tomar uma cervejinha. A localização é uma graça, no Morro da Conceição, que te dá a sensação que você saiu do Rio de Janeiro, com pouca gente, casinhas coloridas...

No Morro, que não tem nada a ver com as favelas, há a Fortaleza da Conceição, o Observatório do Valongo, a Igreja de São Francisco da Prainha, o antigo Palácio Episcopal e a Pedra do Sal, que falaremos dela mais para frente. É um programa e tanto para um dia de sol, sem compromisso, curtindo esse cantinho mais tranquilo no agitado centro do Rio de Janeiro.

Outro lugar ótimo para se saborear a vida é no famoso Angu do Gomes, tradição carioca desde 1955, localizado no Largo São Francisco da Prainha, com suas mesas na calçada, serve o bom e velho angu, e outras delícias mais. Para quem não conhece, angu é uma papa de farinha de milho que tradicionalmente é servida com carne ensopada e miúdos, mas há as versões com frutos do mar e vegetariana também. O dia mais movimentado é sexta, que vai até às 2h. 

praca-maua-porto-maravilha-restaurante-imaculada
Fachada do Imaculada e a ladeira com as casa coloridas subindo o Morro da Conceição
praca-maua-centro-do-rio-restaurante-bar-angu-do-gomes-onde-comer

pracamaua-morrodaconceicao-saude-gamboa-casacolorida-vila
Arquitetura local: casinhas todas coloridinhas! Vila da região que fica entre a Praça Mauá e o Angu do Gomes. Detalhe para a escada com pintura que forma a bandeira do Brasil.

Andando mais um quarteirão chegamos no Gracioso, na esquina da rua da Pedra Sal. Ótimo para comer um petisco com uma cerveja gelada, o bar/restaurante está completamente renovado após sofrer um incêndio em 2011 e até ganhou um segundo andar. Possui um cartela de cervejas, um pouco modesta, mas com boas opções. Atenção que não abre no final de semana!

praca-maua-centro-do-rio-restaurante-bar-gracioso-onde-comer-dicas

Olhando para fora do Gracioso você encontra um dos maiores painéis de grafite do Rio de Janeiro. Um muro de 30m de altura e 70m de largura todo grafitado pelo Toz, um dos grafiteiros mais conhecidos e importantes aqui do Rio de Janeiro. Em outros muros da região temos mais grafites também, vale dar uma volta e tirar umas fotos. Mas esse é o maior deles.

toz-grafite-praca-maua-rio-de-janeiro-porto-maravilha

Se você gosta de samba, toda segunda e sexta tem uma roda na Pedra do Sal, programa tipicamente carioca e democrático. Alguns sábados rola evento por lá também. O local é aberto, então com chuva forte não acontece a batucada. A Pedra do Sal é tombada como patrimônio histórico e religioso, lá já foi ponto de venda e troca de escravos e tem esse nome porque era o local onde se escoava o sal.  

pedradosal-samba-grafite-pracamaua-riodejaneiro-saude
samba-pedradosal-saude-pracamaua-riodejaneiro
Foto por Vicente Franchini

Por último e do lado oposto aos pontos citados anteriormente, mas não menos importante e interessante, está o Mosteiro de São Bento. Considerada por nós como uma das igrejas mais bonitas existentes, tem no seu interior detalhes barrocos de cair o queixo. Ao lado há o tradicional e conceituado colégio de São Bento, onde somente meninos podem estudar, além da faculdade de Filosofia e Teologia, esse último afiliado Pontifício Ateneu de Santo Anselmo, em Roma.

praca-maua-porto-maravilha-mosteiro-de-sao-bento_
praca-maua-porto-maravilha-mosteiro-de-sao-bento_
fachada-praca-maua-porto-maravilha-mosteiro-de-sao-bento

Compartilha, deixa a notícia viajar por aí, vai!



Dá uma olhadinha aqui ó:

Centro do Rio: Revitalização da Praça Mauá

Bahia - Península de Maraú

Cartagena de Índias - passear


Write a comment

Comments: 0