Eu nunca quis conhecer o Peru

Por Rachel Duarte

Conteúdo Apoiado


Começo esse post fazendo uma declaração: eu nunca tive vontade de viajar para o Peru!

Todo mundo sempre só falava de Machu Picchu e Incas. Eu sempre via fotos com trilhas e mais trilhas e isso realmente me desanimava. Não é o tipo de turismo que eu curto. Eu sei que tem como fazer por caminhos mais curtos, com menos trilha e tal, mas é que todo mundo vai pra Machu Picchu e eu não gosto e nunca quis ser igual a todo mundo. A diferentona!

Também estou ciente que há outros lugares interessantes para conhecer no país, mas a verdade é que a região realmente nunca me interessou. 

eu-nunca-quis-conhecer-o-peru

Um dia estava eu de boas comendo minha omelete de cinco claras e uma gema vendo alguma série engraçada no Netflix, eis que recebo um convite para conhecer locais do Peru ainda muito pouco exploradas, que eu nunca ouvi falar! E ler! E talvez eu seja ignorante mesmo! 

Fui conferir o roteiro: era de sete dias, sendo que em cada um conheceríamos e dormiríamos em cidades diferentes e o único nome que eu conhecia era Lima! Além disso, no programa tinha 2 horas de trilha, mais tanto de caminhada e mais um pouco de mais caminhada costa arriba e coisas do gênero. Me senti desfiada e pensei "Agora é a oportunidade de ir e conhecer o Peru. Este é o momento. Vou fazer trilha com um verdadeiro atleta" Me sentindo a Xena trekeira total!

Além de divulgar partes desconhecidas pelos turistas, a proposta era conhecer as regiões da civilização Chachapoya, que viviam na parte norte do pais - no estado do Amazonas peruano. Na verdade, nem se sabe se o próprio povo se chamava Chachapoya visto que essa nomenclatura foi dada pelos Incas. Altos, lindos e de pele branca, essa população intriga muito os historiadores pois são pouquíssimos os registros e informações que se tem sobre eles. E por terem essas características físicas, foi cogitado que eles tivessem origem europeia, mas após estudos se comprovou que que isso não tem fundamento. 

A localidade que viviam, entre a Cordilheira dos Andes e as margens da floresta Amazônica, é de muita umidade, com farta vegetação, grandes alturas e frequentes nevoeiros, daí que eles também eram conhecidos como “guerreiros das nuvens”, “povo das nuvens” e “homens das nuvens”. 

chachapoyas-povo-homens-das-nuvens-peru

Os Chachapoyas se uniram aos conquistadores espanhóis para derrubar os Incas, que já os havia dominado, porém a estratégia não deu muito certo pois a grande maioria foi atingida por doenças trazidas pelos conquistadores. Pobres Chachas... 

Então, agora preparem-se que virão uma série de posts contando como foi essa semana desbravando locais misteriosos do Peru. E já posso adiantar para vocês que fazer trilha agora também entrou para o meu estilo de turismo e que não haverá mais essa desculpinha esfarrapada para deixar de conhecer lugares que podem me surpreender! Me convidem pro Machu Picchu que minha mochila já tá até pronta! 

eu-amo-quero-conhecer-o-peru

Rachel viajou a convite da PromPerú e da Tam

Compartilha, deixa a notícia viajar por aí, vai!


Dá uma olhadinha aqui ó:


4 dias em Mendoza

O que fazer em Cartagena de Índias 

Deserto do Atacama


Write a comment

Comments: 0