10 atrações do Rio de Janeiro que amamos

Por Gabi França e Rachel Duarte

Blogagem coletiva #minhacidade


Esse post faz parte de uma blogagem coletiva cujo tema é "Atrações na minha cidade". Nós e outros blogs iremos mostrar pontos turísticos e nem tão turísticos que achamos interessantes nos lugares que vivemos. 

Aqui listamos 10 pontos que amamos e achamos bem interessantes de se conhecer no Rio de Janeiro. Alguns são mais conhecidos, como o Pão de Açúcar, mas resolvemos listar alguns que são bem pouco comuns nas listas das atrações do Rio e que também são poucos conhecidos por muitos cariocas.

mirante-do-pasmado-rio-de-janeiro

Mirante do Pasmado

Lugar pouco conhecido até mesmo pelos cariocas, esse mirante se localiza em Botafogo, bairro da zona sul do Rio de Janeiro. 

De lá é possível apreciar um belo cenário com direito a visualizar o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, a Praia de Botafogo e a Baía de Guanabara. Nada mal! Saiba mais desse pico carioca pouco explorado.

pedra-bonita-rio-de-janeiro-atracoes

Pedra Bonita

Pertencente ao Parque Nacional da Tijuca, a Pedra Bonita é pico para os amantes e praticantes de voo livre. Por lá, diariamente quando o tempo ajuda, são feitos saltos de asa delta e parapente. A vista é incrível para a Praia de São Conrado, a Pedra da Gávea e o Morro Dois Irmãos. Seu acesso se dá pela Estradas das Canoas e além dos voos é possível fazer trilha e alcançar o topo da Pedra e obter um visual mais amplo. Que tal fazer a trilha e depois se arriscar em um voo?

chacara-do-ceu-atracoes-rio-de-janeiro

Parque das Ruínas e Museu Chácara do Céu

Localizado no boêmio bairro de Santa Teresa, esse Parque impressiona pela sua vista e pela sua estrutura com tijolos aparentes. De lá você pode ver o Pão de Açúcar e a Baía de Guanabara. Construído em 1900, o local ficou abandonado por muito tempo e só em 1993 que foi tombado. Hoje é palco de diversos eventos e peças de teatro, fique de olho na programação. Ao lado do Parque há o Museu Chácara do Céu, que também vale a visita. Mais aqui.

prainha-rio-de-janeiro-atracoes

Prainha

Por conta da dificuldade no acesso, a Prainha não é tão conhecida por turistas e até alguns cariocas vão pouco para lá. Localizada na Zona Oeste, precisa de carro para chegar. Quando acaba o bairro do Recreio dos Bandeirantes, você pega uma subidinha e chega no paraíso. A estrada até lá já mostra um pouco do que se vai encontrar. Pequena e no meio dos morros, é preciso chegar cedo, junto com os surfistas, para ter seu lugar ao sol. Ao lado tem o Grumari, que tem uma extensão de areia maior.

praca-maua-rio-de-janeiro-o-que-fazer-atracoes

Praça Mauá

Revitalizada e cheia de programas, a Praça Mauá e os arredores dessa região vem atraindo cada vez mais turistas e cariocas também. Tem dois museus, o MAR e do Amanhã, além de boa comida com alguns food trucks e restaurantes, a vista para ponte Rio Niterói, e muitos outros atrativos. Quer saber mais veja nesse post aqui. 

pao-de-acucar-rio-de-janeiro-atracoes

Pão de Açúcar

Cartão postal carioca, esse é parada obrigatória para o que visitam o Rio de Janeiro! Encontra-se na Praia Vermelha, no bucólico e acolhedor bairro da Urca. Tem um dos melhores visuais do Rio, com uma visão 360º é possível ver as praias de Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon, o Cristo Redentor, o Morro Dois Irmãos, a Pedra da Gávea, a Ilha do Governador, a baía de Guanabara, a Floresta da Tijuca, a Ponte Rio-Niterói e outros pontos interessantes. 

pedra-do-leme-rio-de-janeiro-atracoes

Pedra do Leme

Ao lado da Praia de Copacabana, se encontra a Praia do Leme e no finalzinho dela está a Pedra do Leme, de onde se tem a vista completa da Princesinha do Mar. Por aqui é possível encontrar pescadores, pessoas brincando e pulando da pedra em direção ao mar, casais namorando... Tudo bem sossegado. Há um quiosque para poder se refrescar e comer um lanchinho admirando a vista da praia mais famosa do Rio de Janeiro. 

mosteiro-de-sao-bento-igreja-tracoes-rio-de-janeiro

Mosteiro de São Bento

Não é só de praia que vivem os cariocas, visitar as Igrejas do Centro da Cidade é um ótimo passeio também. E a mais bonita delas, na nossa opinião, é o Mosteiro de São Bento, que fica ali pertinho da Praça Mauá. Monges baianos fundaram em 1950 o mosteiro beneditino do Rio de Janeiro. Já comentamos sobre ela, confira aqui

vista-chinesa-rio-de-janeiro-atracoes

Vista Chinesa

Como uma vista de tirar o fôlego e localizado no frescor do Alto da Boa Vista e junto ao Parque Nacional da Tijuca, esse mirante proporciona um visual de cair o queixo. De lá é possível ver o Cristo Redentor, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Morro Dois Irmãos, o Pão de Açúcar, Baía de Guanabara e outros. Possui esse nome em homenagem ao chineses que trouxeram chá para cultivar aqui no Brasil, além de um coreto que remete aos pagodes (construção arquitetônica típica da Ásia). 

urca-rio-de-janeiro-pontos-turisticos

Urca

O pôr do sol assistido na mureta desse bairro encantador tem seu valor. Uma das paisagens que deixa qualquer um de boca aberta! A água batendo na mureta, os barquinhos completando o visual e a cerveja gelada. O lugar mais famoso para assistir esse espetáculo é o Bar Urca, mas também tem o Garota da Urca e o Belmonte que são outros bares que proporcionam esse momento.  Parece que você nem está no Rio de Janeiro, a Urca ainda preserva um clima de cidade do interior. Saiba um pouco mais aqui.

Blogs participantes:

- San Francisco - US por  Casal Califórnia 

O blog Casal Califórnia, que adotou San Francisco como seu novo lar, traz 10 dicas de museus para todos os gostos, bolsos e idades!

 

 - Centro de São Paulo por O Melhor Mês do Ano 

O blog O Melhor Mês do Ano, que é da ZL paulistana (sem preconceitos, viu) traz 9 atrações imperdíveis no centro de São Paulo.

 

Rio de Janeiro grátis por Fourtrip  

Rio de Janeiro, 10 atrações grátis para curtir a cidade.

 

BH imperdível por  Destinos por onde andei... 

O blog conta para os leitores dicas de lugares imperdíveis na capital mineira. Afinal, BH é tudo de bom, uai!!!

 

Sorveterias de São Paulo por  Viagem de Fuga  

Você sabia que as 7 melhores sorveterias de São Paulo estão concentradas em único bairro? Vem se refrescar com a gente!

 

Brasília por  Atravessar Fronteiras 

Brasília não é só o que você vê na TV. Somos uma cidade pulsante e aqui você vai conhecer programas fora do cartão postal.

 

Comer em São Paulo por  Família Viagem 

São Paulo é o paraíso da gastronomia e sair para comer é um dos grandes baratos da cidade. Veja alguns lugares que você precisa conhecer.

 

Aachen - Alemanha por  A Li na Alemanha

A Alemanha, é uma cidade desconhecida para os turistas, mas com muita história para contar. Veja algumas atrações da cidade.

 

Roma - Itália por  Vou pra Roma

O Blog VoupraRoma escolheu as 10 atrações que você não pode deixar de ver em Roma.

 

Rio de Janeiro diferente por  Viajando por Aí 

Saia do circuito turistico  e conheça o Rio de outra maneira: 5 passeios diferentes no Rio de Janeiro!

  

Brasília por  Colecionando Ímãs 

Palácio do Planalto? Procuradoria Geral da República? Itamaraty? As atrações de Brasília que você precisa conhecer para saber do que o William Bonner tá falando!

 

San Luis Potosí - México por  Viviendo en el México Mágico!

10 coisas pra se fazer em San Luis Potosí - Mex!

 

- Avenida Paulista por  Me deixa ser turista 

Que tal aproveitar um domingo de avenida Paulista aberta para os pedestres não só para pedalar e bater perna, mas também para curtir o que tem de mais legal por ali? 

 

Haia - Holanda por  Turista Fulltime 

A maioria dos brasileiros, quando visita a "Terra dos Tamancos", tem Amsterdã como destino principal. Se sobra algum tempo, vai visitar alguma outra cidade tipicamente holandesa. Uma pena: deixa de conhecer Haia, um centro cultural, político e econômico surpreendente!

 

Oviedo - Espanha por  A Casa na Mala 

Aqui estão 8 motivos que fazem valer a pena conhecer Oviedo, uma cidade espanhola que parece saída de um conto de fadas, segundo o diretor de cinema Woody Allen.


Karlsruhe (e Ettlingen) na Alemanha por  Ligado em Viagem

 Nós listamos 5 atrações turísticas em Karlsruhe (e Ettlingen) na Alemanha, que devem ser incluídas em qualquer roteiro de visita a esta cidade do sudoeste do estado de Baden-Württemberg.

 

Parques de São Paulo por  Passeiorama

Dica bem legal para quem mora ou apenas está de passagem por São Paulo! Separamos os 9 parques que mais gostamos na cidade, um pouco de natureza no meio da selva de pedra!

 

Compartilha, deixa a notícia viajar por aí, vai!


Dá uma olhadinha aqui ó:


Rio de Janeiro - Chácara do Céu e Parque das Ruínas

Centro do Rio: Pontos próximos da Praça Mauá

Viagens do carro do Rio de Janeiro - Ibitipoca


Comments: 12 (Discussion closed)
  • #1

    Camila Lisboa (Friday, 29 January 2016 15:03)

    Eu sou apaixonada pela Prainha! Uns amigos cariocas me levaram uma vez e é passagem garantida a cada ida ao Rio. Adorei que está na lista <3

  • #2

    Alexandra Joia (Friday, 29 January 2016 15:59)

    Muito bom seu post. Estou doida para conhecer o Mosteiro de São Bento. Acho essa igreja linda!

  • #3

    Flavia Zenke (Friday, 29 January 2016 16:33)

    Rachel e Gabi, ótimas dicas amei! Não fui ainda no mirante do Pasmado mas parece lindo mesmo. Parabens pelo post meninas! Show! Bjs flavia Zenke

  • #4

    Regina Oki (Saturday, 30 January 2016 04:03)

    Que saudade do meu Rio!!! Não sou carioca de nascimento, mas os sete anos vividos aí arremataram meu coração! Lindo post, meninas! Fiquei com uma vontade de me teletransportar! Todos os locais são maravilhosos, mas concordo com a Camila: fico com a Prainha...Super beijo...

  • #5

    Gisele Prosdocimi (Saturday, 30 January 2016 20:08)

    Quantas dicas legais mostrando um Rio diferente. Dicas anotadas, irei em todas, com certeza. Beijos, meninas.

  • #6

    Camila Torres (Sunday, 31 January 2016 06:16)

    Essa Prainha é unanimidade hein, tenho que conhecer!

  • #7

    Melissa Lima (Monday, 01 February 2016 00:38)

    Que fotos lindas!!! que Blog mais lindo! Parabéns, adorei. Beijos.

  • #8

    Ana (Monday, 01 February 2016 01:02)

    Ótimas sugestões de passeios! Bem legal!

  • #9

    Simone Hara (Monday, 01 February 2016 22:04)

    O que não faltam são motivos pra se visitar o Rio, né? eita cidade linda!!
    Curti o post!

  • #10

    Aline Dota (Tuesday, 02 February 2016 02:34)

    Estou lendo tantas coisas boas do Rio que acho que será parada obrigatória na minha próxima ida ao Brasil!! Gostei muito da sua lista!! Bjooo

  • #11

    Guaciara (Sunday, 07 February 2016 18:16)

    Adorei sua lista! Algumas coisas não conheço, como a vista chinesa, outras achei excelentes escolhas, como o Pão de Açúcar e a Urca, um dos lugares que mais amo passear quando estou no Rio! Bjs!

  • #12

    Murilo Pagani (Friday, 30 December 2016 12:43)

    Ai ai, acho que tenho que passar um ano turistando pelo Rio pra conhecer tudo o que tenho vontade!!!
    hahahahaha

    Acredita que nunca tinha ouvido falar no Parque das Ruínas!? Me pareceu super maneiro!!!

    Adorei as dicas!

    Abraço