Praga | O que fazer em Staré Město

Por Rachel Duarte

praga-o-que-fazer-pontos-castelo-de-praga-stare-mesto-cidade-velha

Morar por um tempo em outro país é muito enriquecedor, traz um novo frescor e outras perspectivas do mundo pra gente. Mas quando esse tempo acaba e você volta para seu ponto de origem, volta e meia bate uma saudade danada daquela que foi sua para-sempre-temporária-moradia. Vocês sentem isso também?

Para ajudar (ou não) mais ainda a minha saudade, vou retomar os post sobre Praga porque ainda falta muita coisa para falar sobre a cidade de centenas de torres. Eu já havia dado algumas informações de lá, você pode conferir todas aqui

As dicas de hoje são sobre Staré Město, bairro mais antigo da cidade, não sendo à toa conhecido também como Cidade Velha. Aqui é o centro da capital e era a parte que eu mais frequentava quando morava por lá. Volta e meia eu dava uma conferida na moda na Václavské náměstí ou na Rua Na Příkopě ou simplesmente ficava olhando os turistas observarem admirados para o Relógio Astronômico na Staroměstské náměstí. 

O que fazer em Staré Město

Josefov - Quarteirão judaico

O bairro de Josefov recebe esse nome em homenagem ao imperador Josef II, cujas reformas ajudaram a aliviar as condições de vida para os judeus que ali viviam isolados do restante da cidade, pois não tinham permissão de morarem em outros bairros. Graças a Hitler, olha a ironia (!), o Bairro Judeu ou Quarteirão Judeu foi preservado. O plano do líder nazista era criar ali um "museu da raça extinta" então a ideia era deixar tudo intacto para ser usado nesse museu. O plano deu errado e graças a isso é possível visitar o antigo cemitério, seis sinagogas e a antiga prefeitura.

Por Emmanuel DYAN / Wikimedia Commons
Por Emmanuel DYAN / Wikimedia Commons

Perto de Josefov tem a rua Parizská, que é a mais chique da cidade com lojas como Prada, Louis Vuitton, Hublot, Dior, Cartier, Hugo Boss e outras.

Rudolfinum

É a casa da Orquestra Filarmônica da República Tcheca e uma das mais antigas casas de concertos da Europa.

Também há uma galeria com obras de arte. Nunca entrei, uma pena 😢, mas adorava ficar sentada nos banquinho que tem entre a lateral do Rudolfinum e o rio Vlatava. É ótimo para relaxar, pensar na vida, descansar, fazer o que quiser com vista para o Castelo! 

Endereço: Alšovo nábřeží 12

Para saber horários dos concertos, só acessar o site.

praga-o-que-fazer-pontos-castelo-de-praga-stare-mesto-rudolfinum
Por Ben Bawden / Flickr

Staroměstské Náměstí - Old Town Square

Staroměstské Náměstí é uma praça localizada no coração da cidade velha. Outro lugar onde adorava aproveitar o clima de Praga.Por ali acontecem feirinhas de comida, onde é possível experimentar a famosa klobasa (linguiça defumada) ou o trdelnik, um doce húngaro mais que maravilhoso que é uma massa enrolada assada com açúcar e canela por cima. Hummm deu até fome aqui!! Na época do natal, a praça fica tomada por barraquinhas de comida, presentes, enfeites, tudo relacionado ao natal. É uma delícia, apesar do frio. mas nada que um vinho quente não cure esquente!

É aqui que fica o famoso relógio astronômico e além dele tem também uma igreja que parece um castelo digno de uma princesa, o monumento a Jana Husa e algumas cruzes no chão. 

praga-o-que-fazer-pontos-castelo-de-praga-stare-mesto-Staroměstské-náměstí-old-town-square
Por Karl Davison / Flickr

27 Cruzes

Essas 27 cruzes são em homenagem aos 27 homens que foram decapitados nessa praça após a Batalha da Montanha Branca, que marcou o fim do período boêmio na guerra dos 30 anos.

Por ekenitr / Flickr
Por ekenitr / Flickr

Orloj - Relógio astronômico

Um dos pontos mais visitados de Praga, o relógio astronômico toca de hora em hora e é nesse momento que o show acontece com os 12 apóstolos aparecendo nas duas janelinhas acima do relógio. Fica uma aglomeração de curiosos em frente para assistir. 

O relógio fica localizado na parte de baixo da Torre, que vale super a pena subir e visualizar lá de cima a praça e essa cidade linda! Eu fui no finalzinho da tarde, pegando o pôr do sol e as luzes dos prédios começando a serem acessas. Bem bonito!

praga-o-que-fazer-pontos-castelo-de-praga-stare-mesto-Staroměstské-náměstí-old-town-square-astronimical-clock-oloj
Orloj por Klearchos Kapoutsis / Flickr

Kostel Matky Boží před Týnem (Igreja de Nossa Senhora diante de Týn)

Para alguns é o relógio, mas para mim essa igreja é o grande destaque desta praça. A parte externa, com arquitetura gótica, é simplesmente linda! Essas pontas podem ser vistas de qualquer lugar da cidade.  A entrada dela não é fácil de achar. Na frente há um restaurante e o museu do artista tcheco Alfons Mucha e  do espanhol Salvador Dalí. Ou seja, não é pela frente que se entra. Do lado deste restaurante há uma ruazinha, olhando pra foto é do lado esquerdo onde há a entrada para a igreja. 

praga-o-que-fazer-pontos-castelo-de-praga-stare-mesto-Staroměstské-náměstí-old-town-square-Church-of-Our-Lady-before-Týn
Kostel Matky Boží před Týnem por Wendy / Flickr

Pomník mistra Jana Husa - Monumento a Jana Husa

Jan Hus foi um percursor da Reforma Protestante no séc.  XVI. Devido às suas posições contrárias à igreja católica, ele foi queimado vivo em Constança, Alemanha. 

A estátua foi inaugurada em 1915, quando Jan completou 500 anos de morte. 

praga-o-que-fazer-pontos-castelo-de-praga-stare-mesto-Staroměstské-náměstí-old-town-square-Pomník-mistra-Jana-Husa
Pomník mistra Jana Husa por PatrikPaprika / Wikimedia Commons

Obecní dům - Casa Municipal

No interior do Municipal House, o Smetana Hall foi um marco importante na história. Foi lá que ocorreu a declaração de independência da República da Tchecoslováquia, em 1918. Hoje em dia é uma grande sala de concertos de música clássica. 

Também nunca entrei, só passava na porta todos os dias para ir ao curso... Ao lado, com entrada independente, há o Francouzská Restaurace Art Nouveau, um restaurante com boas críticas. 

Endereço: Náměstí Republiky 5 

Para mais informações, acessar o site.

O restaurante funciona todos os dias de 12h a 23h. Saiba mais aqui

praga-o-que-fazer-pontos-castelo-de-praga-stare-mesto-Staroměstské-náměstí-old-town-square-Obecní-dům-smetana-hall
Por Jorge Lascar / Flickr

Prašná brána - Torre de pólvora

Bem do lado do Smetana Hall, essa torre era um dos 13 portões de entrada para a Cidade Velha na época da Idade Média. Era por aqui que os futuros reis passavam em direção ao Castelo que era onde acontecia as coroações. Sua contrução começou em 1475 mas depois que o rei e sua família se mudaram do Palácio Real para o Castelo, em 1483, a torre foi deixada inacabada. No século 18 a torre recebeu a função de armazém de pólvoras, daí ganhando o famoso nome. 

Há um ponto de observação com 44 metros de altura possível de alcançar subindo os 186 degraus existentes e ter um outro ângulo de visão da cidade. Também há uma exposição contanto mais da história da torre.

Endereço: Náměstí Republiky 5 

Horário: aberto diariamente. Nov–Fev 10h – 18h / Mar 10h - 20h / Abr-Set 10h - 22h / Out 10h - 20h

Preço: Normal CZK 90 / Reduzida CZK 65 / Família CZK 250 

praga-o-que-fazer-pontos-castelo-de-praga-stare-mesto-Staroměstské-náměstí-old-town-square-pownder-tower
Por xavi lópez / Wikimedia Commons

Ruas Na Příkopě e 28. října

Pertinho da Torre de Pólvora e da Casa Municipal, a rua Na Příkopě é ótima para fazer umas comprinhas. Seguindo reto por ela se alcança a rua 28. října. É praticamente a mesma rua, mas o nome muda por serem "cortadas" pela Václavské náměstí. Nelas encontramos lojas como Nike, H&M, Adidas, Zara, New Yorker, Pylones e lojas locais. Além de bares, lanchonetes e restaurantes como Subway, McDonalds, TGI Fridays e outros. Há também vários bancos espalhados no decorrer das ruas. 

praga-o-que-fazer-pontos-castelo-de-praga-stare-mesto-Na-Příkopě

Václavské náměstí - Praça Václavské

Uma das principais ruas e centro nervoso e econômico de Praga, a Václavské recebe praça (náměstí) no nome, mas ela está muito mais para avenida. Ela já foi nomeada de Koňský trh (Mercado de Cavalos) por ali existir um mercado dedicado aos equinos na Era Medieval. No século 19 recebeu o atual nome em homenagem à Santo Wenceslas, que foi duque e posteriormente padroeiro da Bohemia e, como não poderia deixar de ser, ganhou uma estátua na qual está montado em um cavalo e acompanho de mais quatro santos padroeiros da República Tcheca: Santa Ludmilla, Santa Inês de Bohemia , São Prokop e Santo Adalberto de Praga. Aqui foi lida a proclamação de independência da Tchecoslováquia. Durante o nazismo, houve manifestações dos seguidores do regime, além de muitas outros protestos e atos no decorrer dos anos. 

praga-o-que-fazer-pontos-castelo-de-praga-stare-mesto-Václavské-náměstí
Por Tjflex2 / Flickr

Národní Muzeum + Jan Palach e Jan Zajíc Memorial 

No final (ou início) da Václavské náměstí, se encontra o Národni Muzeum, o Museu Nacional de Praga. Foi construído entre 1885-1891 e desde então nunca passou por nenhuma reforma, o que ocasionou muitos problemas na arquitetura. Passou por duas guerras civis, um  em 1945 e outra em 1968, ajudando ainda mais na danificação do edifício. Devido à estes fatores, está fechado desde julho de 2011 e ficará até 2018 (quando comemora 200 anos de existência) para ser completamente reformado. No site oficial é possível ver mais sobre o projeto. Porém o Museu Nacional não é somente esse histórico edifício, mas sim um complexo com outros prédios espalhados por Praga e arredores, totalizando 16 museus. Veja quais são.

praga-o-que-fazer-pontos-castelo-de-praga-stare-mesto-Národní-muzeum
Por Cha già José / Flickr

Jan Palach foi um estudante de História e Política Econômica nascido em Praga que, aos 20 anos de idade em um ato de protesto conta a invasão da União Soviética à Tchecoslováquia, ateou fogo no próprio corpo na Václavské náměstí em janeiro de 1969.

Jan Zajíc, estudante com 18 anos de idade nascido em Vítkov, seguiu o mesmo ato feito por Palach e um mês depois, no dia 25 de fevereiro (21º aniversário da ocupação comunista), também colocou o corpo em chamas em forma de manifesto. 

De frente para a fachada principal do Národni Muzeum, do lado esquerdo está o Monumento a Jan Palach e Jan Zajíc.

Jan-Palach-Jan-Zajíc-Memorial-praga-republica-tcheca
Por Osmar Valdebenito / Flickr

Národní Divadlo e Nová Scéna Národního Divadla

Národní Divadlo ou Teatro Nacional é o teatro mais importante na cena histórica e cultural da República Tcheca. A primeira performance foi em junho de 1881 para honrar a visita de Rudolf, o príncipe herdeiro da Áustria. Houve ainda mais outras 11 apresentações e depois o teatro foi fechado para os acabamentos necessários. Durante essas obras de finalização, um incêndio acometeu o teatro destruindo a cúpula de cobre, o auditório e o palco. Voltou a ser reinaugurado em 1883 com equipamento técnico perfeito e em 1977 fechou por 6 anos para reformas. Sua localização é estratégica ficando às margens do rio Vltava e com vista para o Castelo de Praga. No Teatro Nacional é possível ver apresentações ópera, ballet e drama. 

Eu fui ver um espetáculo de ballet e achei a estrutura ótima. Sem dizer que o Národní Divadlo é lindíssimo por dentro.

Para ficar por dentro dos espetáculos que estão rolando, o site oficial tem o calendário das apresentações. 

Endereço: Národní 2

praga-o-que-fazer-pontos-castelo-de-praga-stare-mesto-narodni-divadlo
Národní Divadlo por TravelingOtter / Flickr

Nová Scéna Národního Divadla ou simplesmente Nová Scéna é um teatro que chama a atenção pela sua arquitetura, um prédio moderno todo feito em peças de vidro em meio às construções antigas. Foi erguido em 1983 e abriga apresentações contemporâneas de ballet, drama, performances com convidados estrangeiros, projetos independentes e uma infinidade de eventos. Mas é a casa do Laterna Magika, um tipo de espetáculo onde não há falas mas ocorrem apresentações cênicas combinadas com dança e exibições cinematográficas. Volta e meia ocorrem projeções de imagens na fachada do edifício.

Com a sala bem menor comparada ao Národní Divadlo, assisti a uma interpretação do Laterna Magika e achei bem interessante, diferente de tudo que já tinha visto antes.

No site oficial do Nová Scéna tem também tem toda a programação.

Endereço: Národní 1393/4 (bom do lado do Národni Divadlo)

praga-o-que-fazer-pontos-castelo-de-praga-stare-mesto-Nová-Scéna-Národního-Divadla
Nová Scéna Národního Divadla por che / Wikimedia Commons

Tančící dům - Dancing House

Localizado na beira do rio Vltava, com janelas salientes e desalinhadas, esse edifício salta aos olhos mesmo a quem está do lado oposto da avenida em que ele se encontra. Projetado pelo grande gênio e mestre da arquitetura moderna, o canadense Frank Gehry junto com o arquiteto tcheco Vlado Milunić, esse prédio comercial faz alusão à Fred Astaire e Ginger Rogers por refletir um casal dançando, daí surgindo o nome de Tančící dům (Dancing House).

Endereco: Jiráskovo náměstí esquina com Rašínovo nábřeží.

praga-o-que-fazer-pontos-castelo-de-praga-stare-mesto-Tančící-dům-Dancing-House
Por Jim / Flickr

Info

- Brasileiros não necessitam de visto para períodos até três meses, acima disso é necessário obtê-lo.

 

- Passaporte válido no mínimo 3 meses a contar da data do desembarque (retorno á origem).

 

- Seguro viagem: obrigatório com valor mínimo de € 30.000 para garantir assistência médica por doença ou acidente.

Compre aqui

 

- Moeda: Coroa Tcheca

 

- Idioma: Tcheco. Mas dá pra se virar no inglês e na mímica. 

 

- Fuso horário: 

No horário de verão brasileiro (de novembro a fevereiro) a diferença é de 3 horas a mais em Praga

No horário de verão tcheco (de março a outubro) a diferença é de 5 horas a mais em Praga

praga-republica-tcheca-o-que-fazer-turismo-viagem-avant-garde-prague


Compartilha, deixa a notícia viajar por aí, vai!



Dá uma olhadinha aqui ó:

Praga - Malá Strana

Praga - transporte

Praga - 5 curiosidades