Como fazer a mala de viagem corretamente

Por Rachel Duarte


Eu  adoro viajar mas não curto muito fazer a mala. Mas se tem uma coisa que eu enrolo muito pra fazer é abrir a mala na volta da viagem e tirar tudo que tem lá dentro. Por sinal eu voltei da minha última viagem há quase dois meses e a mala está praticamente do jeito que veio! Eu tiro as roupas sujas no dia que chego em casa e depois só mexo em caso de necessidade. Não sei o que acontece... é um misto de preguiça, falta de vontade e acomodação, afinal de contas se eu quiser uma roupa é só abrir a mala e pegar! Ora, simples assim! Não preciso ter o trabalho duplo de tirar da mala e colocar no armário!!

De repente pra você isso pode parecer o cúmulo da preguiça e acho que é mesmo! Mas eu não prevejo mudanças nesse meu comportamento... Vai dizer que você não é nem um pouquinho assim? Diz aí! 

Mas fazer mala é comigo mesmo! Não gosto muito também, na verdade gostaria de mexer o nariz tipo a Feiticeira e estar tudo pronto, mas como isso não é possível eu acho que sei fazer. Pelo menos me considero craque no assunto (será que sou mesmo?).

Antes de fazer minha viagem pela Europa, a que eu voltei há quase dois meses, mostrei no snapchat como eu preparo o meu armário ambulante. Dei dicas simples para as roupas não amassarem e para que possam ser retiradas sem bagunçar tudo. Juntei mais algumas dicas e técnicas que faltaram no vídeo para que as maletas fiquem espaçosas e mais práticas possíveis e vou compartilhar agora com vocês. 

Dobrando as roupas

Mostrei no vídeo do snapchat como faço para dobrar camisetas e regatas, camisas sociais, e calças. Mas caso você esteja sem paciência para ver o vídeo, resolvi mostrar o passo a passo em imagens! 

Camisetas e regatas

como-guardar-roupa-na-mala
como-guardar-roupa-na-mala
como-guardar-roupa-na-mala
como-guardar-roupa-na-mala
como-guardar-roupa-na-mala

- Dobrar a blusa normalmente.

- Ao terminar, dobrar a barra como se envolvesse a blusa.

- Parecido com o método de dobrar meia.

 


Camisas sociais

como-dobrar-blusa-social-mala
como-dobrar-blusa-social-mala
como-dobrar-blusa-social-mala
como-dobrar-blusa-social-mala
como-dobrar-blusa-social-mala
como-dobrar-blusa-social-mala
como-dobrar-blusa-social-mala

- Abotoar os botões e dobrar a camisa ao meio;

- Dobrar a manga no sentido da camisa;

- Dobrar a manga de cima para fora, perpendicular à camisa;

- Enrolar a camisa e envolver com a manga.

 


Calças

guardar-calca-jeans-mala-viagem (1)
guardar-calca-jeans-mala-viagem
guardar-calca-jeans-mala-viagem
guardar-calca-jeans-mala-viagem
guardar-calca-jeans-mala-viagem

Parecido com a camisa social:

- Dobrar a calça no meio;

- Dobrar a perna de cima para fora, perpendicular à calça;

- Enrolar a calça e envolver com a perna.


Como guardar as roupas

Para alguns a melhor maneira de colocar as roupas na mala é empilhando-as, para outros é colocando as peças esticadas uma sobre a outra e depois dobrando-as fazendo um bolo só (na minha opinião esse é terrível, nada prático), mas para mim a forma imbatível de arrumar é dispondo uma ao lado da outra como se fosse uma caixa de arquivos. Desse jeito vemos todas as peças, o que facilita na hora de escolher o que vestir sem ter necessidade de tirar outras roupas só para ver o que tem debaixo delas.

como-arrumar-a-roupa-na-mala

Mas se a mala for daqueles modelos que possuem apenas um lado para por tudo, nesse caso vai ter que levantar as roupas de cima para saber quais estão embaixo. Não tem jeito com esse modelo, mas mesmo assim esse modo de arrumação ainda é o melhor. Eu fiz um post um tempo atrás falando brevemente sobre esse assunto e lá tem minha antiga mala que é exatamente nesse formato. 

Eu não sou de usar mochilão, mas acredito que esse jeito pode ser usado também.

Roupas íntimas e de praia

Saquinhos de tecido para cada tipo de roupa íntima: um para as calcinhas, outro para os sutiãs e outro para as cuecas. Os biquínis/maiôs podem ficar juntos em um mesmo saco, assim como as sungas. 

Eu já cheguei a usar um estojo para guardar os sutiãs, mas eu acho que ocupa um pouco de espaço (eu tenho essa impressão) e nem dão todos os sutiãs que eu quero levar. Então deixei pra lá e ignorei o estojo...

Guardando os sapatos

Nunca deixe os sapatos soltos na mala em contato direto com as roupas, isso é anti higiênico! Mantenha seus calçados envoltos em sacolas, de pano ou de plástico, ou em toucas de banho. Sim, toucas de banho! Porque praticamente tudo nessa vida pode ter outra(s) função(ões) além da original! 

como-levar-sapato-na-mala

Opte por organizar os pés um ao lado do outro no mesmo sentido.

como-guardar-sapato-na-mala

Dentro dos sapatos coloque alguma coisa como meias ou embalagens, dessa forma não se perde espaço.

como-levar-sapato-alto-na-mala

Para evitar que o sapatos altos tenham seus saltos danificados, uma boa solução é deixá-los deitados.


Como levar chapéus

Conheço uma pessoa (oi pai!) que viaja com o chapéu na cabeça por não saber como levar na mala! E também já vi gente levando na mão para não amassar. Transportar chapéus na mala é super simples. 

Se ele for mole como o Panamá, basta enrolar e colocar em uma caixa ou em algo que não deixe que o chapéu perca o formato de rolo, como em uma meia. Foi assim que levei meus dois chapéus nessa tal viagem para a Europa que voltei quase dois meses atrás e ambos chegaram e permaneceram perfeitos.  Atenção para enrolar, jamais dobrar (isso pode estragar o chapéu resultando em palha e/ou trança danificada). Usar essa forma só para viajar, quando chegar no destino abra o chapéu.

como-levar-chapeu-na-mala
como-guardar-chapeu-na-mala
como-arrumar-chapeu-na-mala
como-levar-chapeu-na-mala-de-viagem

Já se ele for mais duro ou se você não confia no método de enrolar, que tal colocar umas roupas na copa (o buraco) e preencher ao redor dele com mais roupas? 

como-guaradar-chapeu-na-mala-de-viagem
como-guardar-chapeu-na-mala-de-viagem_

Casacões de inverno

Esse é fácil: vai vestindo todos no corpo, um por cima do outro, e pronto! Mentira, brincadeira! Infelizmente casacos de invernos costumam ser grossos, ocupam espaço e pesam na mala. Caso seja apenas um, vale ir vestido ou levar na mão mesmo mas se for mais não tem pra onde fugir e tem que pôr na mala mesmo. Eu prefiro colocar sobre todas as peças, ou seja, é o último elemento que entra na mala. 

É só colocar o casaco esticado por cima de tudo e ir dobrando as "sobras" para dentro da mala. Há quem coloque no fundo, debaixo de tudo, mas isso não tem praticidade nenhuma! A não ser que você queira tirar tudo e bagunçar a mala!!

como-guardar-casaco-na-mala-de-viagem
como-guardar-casaco-de-inverno-na-mala-de-viagem

Outros itens para se colocar na mala despachada

Por mais que o lugar que você vá se hospedar tenha máquina de lavar roupas, tenha em mente que mesmo assim sempre vai haver roupa suja para trazer de volta para casa. Então leve um sacola para guardá-las. 

Para voos em aviões internacionais, as embalagens que comportam acima de 100ml, mesmo que o líquido contido seja abaixo desse número, devem ficar na mala despachada. Já nos voos nacionais são permitidos, porém vale checar junto de cada companhia aérea e verificar se o voo será no desembarque internacional, nesse caso se aplicam as mesmas restrições dos voos internacionais. (*)

Se você tiver que levar um tesoura, mesmo que seja aquela pequenininha de unha, ela deve ir na mala despachada. Não só ela mas como todo objeto cortante. Atenção para o cortador de unha e o aparelho de barbear (desses descartáveis), esse podem ir na mala de mão sem problemas! (*)

Copo de vidro não pode de jeito nenhum ir na mala de mão, então vambora levar na mala despachada! Os copos são considerados objetos perigosos já que são frágeis e podem quebrar e se tornarem objetos cortantes. (*)

Mas e a mala de mão? O que levar nela?

Todos os eletrônicos devem ir na mala de mão, salvo alguns casos de equipamentos grandes que devem ser despachados e são considerados como bagagens especiais. Ou seja, laptop, máquina fotográfica, filmadora, caixinha de som, celular, tablet, carregadores... Todas essas nossas parafernalhas que precisam de energia é altamente recomendável irem na mala de mão. 

Remédio eu sempre levo na mala de mão, afinal vai que dá um siricutico e precisa usar algum? Além do mais, já temos os remédios que estamos acostumados a tomar ou usamos rotineiramente, seja para uma simples dor de cabeça ou um caso mais grave, e não seria nada legal perdê-los. Então é melhor deixar na mala de mão que fica sempre sob a nossa vigília. E eu nunca tive restrição de quantidade (é óbvio que eu não levo 50 cartelas do mesmo medicamento, mas já levei umas 4). Também já levei remédio tarja preta e ampola de injeção sem problema nenhum (eu carregava comigo a carteirinha de vacinação, mas nunca me pediram).

como-arrumar-a-mala-de-mao

Para os voos internacionais, as embalagens que comportam até 100ml podem ir tranquilamente na mala de mão. Pode ser até 10 frascos, somando 1 litro no total de líquidos. A recomendação é que essas embalagens sejam mantidas em uma bolsa transparente, pode ser um saquinho tipo ziploc ou em uma necessarie. Nos voos nacionais é permitido levar maior quantidade de líquidos, mas, como dito um pouco acima é recomendável verificar com a companhia aérea e onde será o desembarque do seu voo. (*)

Vale a pena levar uma muda de roupa e algumas roupas íntimas. Caso sua mala despachada seja extraviada, você vai poder tomar banho e se manter limpinho e cheirosinho até que a sua mala apareça. (*)

Além dos eletrônicos, que já foram ditos acima, vale colocar na mala de mão: jóias, bijuterias, relógio, maquiagem, óculos... Todo material considerado importante e caro devem ficar sempre junto à você. 


(*) Para viagens feitas em avião.

Compartilha, deixa a notícia viajar por aí, vai!


Dá uma olhadinha aqui ó:


Preparando a viagem - as malas

voando-classe-premium-business-tam-poltronas

Voando classe Premium Business Tam

Irlanda - uma semana viajando de carro