Bares | Meus indicados em Copacabana

Por Rachel Duarte


Que Copacabana é o bairro mais famoso e conhecido do Rio de Janeiro, disso não temos como negar. Mas e em relação a parte gastronômica, será que a Princesinha do Mar tem boa reputação e faz a alegria dos bons de garfo e de copo?

Eu sou moradora do bairro há apenas 8 anos, mas confesso que gostaria de ter morado aqui desde meu primeiro dia de existência. Não que eu não tenha gostado e aproveitado a vida nas outras regiões que morei, pelo ao contrário aproveitei para dedéu e se eu não houvesse vivido nos lugares anteriores eu provavelmente não conheceria os meus amigos, minha vida poderia ser diferente e blá blá blá coisas da vida que não temos como saber. Mas Copacabana é um bairro multicultural: tem velhos, cachorros, turistas, ricos, pobres, esportistas, malucos... Uma mistura de tudo quanto é tipo de gente que é muito rica para qualquer ser humano. Quebra todo e qualquer tipo de preconceito. 

Outra coisa que me faz amar essa área da zona sul carioca é a quantidade de bares, botecos e restaurantes, a cada passo que dá esbarramos em um. E não é somente na praia que todo mundo se encontra, é também na hora de comer e beber e nesse quesito Copacabana é verdadeiramente bem democrática e oferece uma grande variedade de estilos culinários para todos os gostos, desde o pé sujão sem um banquinho para sentar até o restaurante mais chique cheio de talheres.

Então vou parar de embromação e indicar os que eu já fui, gostei e continuo gostando. Vou começar pelos bares, vamos lá:

Real Chopp

Meu boteco preferido, é daqueles que eu posso estar em algum lugar fazendo qualquer coisa e me dá uma vontade repentinamente louca de estar sentada em uma das suas cadeiras plásticas no meio da calçada tomando um choppinho gelado beliscando uma sardinha frita. Na verdade todo petisco do Real Chopp é muito bem feito. Os donos, Afonso e Hermínio, são portugueses então a qualidade da sardinha, do bolinho de bacalhau, da punheta (prato feito com bacalhau) são de primeira. Mas pode apostar no camarão ao alho e óleo, na lula à dorê, nos pastéis, no fígado acebolado, no frango à passarinho, na polenta frita, no feioso (um bolinho tipo kafta), nos caldinhos, no gurjão de peixe... e tudo que tiver no farto cardápio pode cair de boca porque é tudo maravilhoso. 

real-chopp-melhores-bares-restaurante-copacabana
real-chopp-melhores-bares-restaurantes-copacabana

Ah, lá também são servidas refeições nas quais eu também aprovo! Todo dia tem um quadro indicando os pratos do dia.

Endereço: Rua Barata Ribeiro, 319 

Telefone: (21) 2257-2645

Horário: de terça a domingo das 8h às 02h

Galeto Sat's

Aqui se encontra o melhor pão de alho do Rio, quer dizer, um dos dois melhores, o outro eu digo no próximo post. Mas o que deixa a galera feliz são as carnes feitas na brasa da churrasqueira, que fica logo na entrada mostrando o que manda no cardápio. O lugar é pequeno, tem um reduzido e espremido salão frequentado por moradores, trabalhadores e passantes que vão almoçar ou jantar. Mas é a noite que o Sat's ganha seu brilho máximo, o ambiente sucinto não é problema algum porque é na calçada que toda a clientela animada se reúne e todos de pé mesmo, não tem banquinho ou cadeira, e mesmo assim as porções de coração de galinha, linguiça, galeto, meu amado pão de alho (caprichado por dentro e por fora de manteiga e muito alho), a farofa de ovo que tem mais ovo que farinha e outras gostosuras saem madrugada adentro. 

Oficialmente fecha às 5h da manhã, mas meus pais (bons de copo) já saíram às 6h!

sats-melhores-bares-restaurante-copacabana

Endereço: Rua Barata Ribeiro, 7

Telefone: (21) 2275-6197

Horário: de terça a domingo das 12h às 05h

Cervantes

Colado quase porta a porta com o Sat's (há uma loja entre os dois), o Cervantes é o queridinho de quem curte um sanduíche na madrugada. Tem de tudo quanto é sabor: filé mignon, o famoso pernil, lombinho canadense, linguiça calabresa, tender, salsichão... tudo super recheado e acompanhados de uma rodela generosa de abacaxi em conserva, que eu acho que é o grande segredo do sabor dos sanduíches, mas que pode ser retirado caso o cliente não goste. Também são servidas refeições completas para almoço ou janta. 

cervantes-melhores-bares-restaurante-copacabana

Endereço: Rua Barata Ribeiro, 7

Telefone: (21) 2275-6147

Horário: de terça a quinta e domingo das 12h às 04h / sexta e sábado de 12h às 06h

Adega Pérola

Super tradicional do bairro, o Adega Pérola tem um balcão farto de delícias que fazem nossos olhos brilharem: bacalhau, coração de alcachofra, sardinha escabeche, batata portuguesa, cebolinha espanhola, azeitona, lagosta, polvo, anchova, berinjela temperada... que podem formar porções por unidade ou peso. Há também as opção quentes como sardinha frita, carne de sol, frango à passarinho, camarão ao alho e óleo, caldinhos, bolinho de bacalhau, lula à dorê... muita coisa boa, opção não falta! 

O ambiente possui mesas e bancos fixos onde as pessoas se misturam e dividem o mesmo espaço na maior interação e harmonia. 

adega-perola-melhores-bares-restaurante-copacabana

Endereço: Rua Siqueira Campos, 138

Telefone: (21) 2255-9425

Horário: de segunda a quinta das 11h às 00h / sexta e sábado de 11h às 01h

El Born

Centralizado no burburinho do "Baixo Copa", ponto de encontro da boêmia copacabanense, o El Born é um gastrobar que chama atenção entre os inúmeros bares variados da região. O nome tem origem no bairro de Barcelona e, como não poderia ser diferente, as atrações da casa são as deliciosas tapas espanholas que são desfiladas constantemente pelo salão, os garçons vão passando os petiscos pelas mesas oferecendo as tapas quentinhas e apetitosas. Difícil de resistir! Mas há um cardápio para quem preferir. Já passaram pela minha mesa: o famoso buraco quente (mini pão francês super recheado), bolinho de bacalhau com bacalhau mesmo, disco de berinjela grelhada com tomate e queijo chevre de cabra, polvo, ceviche, bolinha de queijo dos anjos (bota dos anjos nisso, extremamente crocante) envolta com macarrão cabelinho de anjo, entre outras coisas. Os drinks da casa também chamam atenção.  

A decoração é aconchegante com iluminação pontual, paredes em pedras e madeira e teto com desenho em ripas de madeira.  

Endereço: Rua Bolívar, 17 

Telefone: (21) 3496-1781

Horário: de segunda a sexta das 17h às 02h / sábado e domingo das 15h às 02h 

Venga! Chiringuito

O Venga! é o primeiro bar de tapas espanholas do Rio de Janeiro, foi inaugurado em 2009, no Leblon, e logo se expandiu abrindo uma filial em Ipanema e outra na Vila Madalena, em São Paulo. Mas o crescimento não parou por aí! Aberto em junho de 2016, ainda com cheirinho de novo, o Venga! Chiringuito chegou em Copacabana, de frente para a orla, com um cardápio todo trabalhado nos frutos do mar, que são fornecidos fresquinhos pelos pescadores do Posto 6. Chiringuito são os chamados quiosques nas praias espanholas, daí a inclusão junto ao nome. Tudo a ver!

Estive lá no último final de semana e experimentamos: anéis de lula (sequinhas e crocantes), revueltos de bacalao, tortilla, croqueta de gambas e arroz negro (paella de lula e polvo). As paellas servem 1, 2, 4 ou 6 pessoas.

As sangrias fazem muito sucesso e lotam as mesas, principalmente as de vinho branco e espumante. 

A ambiente é bem praiano e descontraído.

venga-melhores-bares-restaurante-copacabana

Endereço: Av. Atlântica, 3880

Telefone: (21) 3264-9806

Horário: domingo a quarta, das 12h à 00h / quinta a sábado, das 12h às 01:30h

Charleston Bubble Lounge

Está querendo um lugar sofisticado e aconchegante para aproveitar uns bons drinks?  Então a Charleston é o lugar perfeito. O local é uma champanheria e faz o estilo lounge com sofás, poltronas e iluminação baixa, transformando o ambiente em um lugar gostoso e propício para curtir os amigos ou paquerar com umas boas bebidinhas. Aposte nas borbulhas: champagne, espumante ou nos drinks preparados com estas bebidas. Para comer, há desde entradinhas à refeições. 

Acontecem shows durante a semana: quarta é dia do jazz, quinta tem chorinho e sexta e sábado é a vez do chill house com DJ, começando as 21h. 

Endereço:R. Rodolfo Dantas, 26 A 

Telefone: (21) 3795-3158

Horário: segunda a quinta, das 17h à 01h / sexta e sábado, das 17h às 03h / domingo das 17h às 01h

Compartilha, deixa a notícia viajar por aí, vai!


Dá uma olhadinha aqui ó:


simon-boccanegra-restaurante-copacabana-rio-de-janeiro

Simon Boccanegra | italiano em Copacabana

Miam Miam | meu restaurante queridinho no Rio de Janeiro

Restaurante Verdin