Encontro de blogueiros de viagem da RBBV

Por Rachel Duarte

No último final de semana de novembro, rolou em Belo Horizonte o Encontro de blogueiros da RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem) com 150 blogueiros brasileiros de várias regiões do Brasil e do mundo. Foi somente o maior encontro de blogueiros do país! Entenderam, Camila Coutinho, Camila Coelho, Thassia Naves, galera fashion? Durante o encontro aconteceram diversas palestras relacionadas ao mercado de turismo e, claro, sobre a vida de blogueiro de viagem. Também tivemos passeios pela cidade de BH e no final de cada dia acontecia uma confraternização. Foi um final de semana frenético, e nesse vuco vuco de informações, atividades e uma cacetada de gente, fiz amizade com uma galera super bacana, que gosta de curtir a vida, que tem um pensamento mais livre da vida, que tem sonhos parecidos, ou não mas que entendem que sonhos também são para serem vividos. Conheci pessoas tão diferentes mas tão similares e que me fizeram constatar que eu não sou um peixe tão fora d'água assim como eu me sinto. Encontrei a minha tribo!

várias pessoas reunidas em um bar olhando para a foto

O que aconteceu no encontro da RBBV

Passeios, networking e diversão

Max Savassi Apart Hotel: o encontro começou na quinta feira com um happy hour no hotel Max Savassi mas eu só consegui ir para BH na sexta, então para mim não teve happy hour nenhum e eu só fiquei chupando gelo de casa mesmo, mas quem foi disse que é ótimo, tem comidinhas gostosas e música ao vivo para animar ainda mais quem estiver curtindo o final do dia por lá.

Mercado Central: um dos pontos turísticos de Belo Horizonte, esse é considerado o terceiro melhor mercado do mundo! Não é pouca coisa não, viu? Mas esse eu também não fui! - Essa garota não foi em programação nenhuma! - Eu não cheguei a tempo de ir nesse passeio, infelizmente. Mas nem tudo foi perdido, eu estendi minha estadia na cidade e depois fui no mercado conhecer porque ele é tão bom e digno de estar entre os tops do mundo. Tem de tudo por lá: muitos queijos, doces de leite e outros tipos de doces, temperos, frutas, cachaças e outras bebidas, artigos de decoração, carnes para consumo, aves e peixes para criação, roupas, lembrancinhas, chapéus, bares, restaurantes... é uma leque variado de opções.

Endereço: tem várias entradas mas a principal é na Av. Augusto de Lima, 744

Horários: segunda a sábado, de 7h às 18h / domingos e feriados, de 7h às 13h

Interior do marcado com lojas vendendo esteiras e cestas de palha
frente de uma loja com geladeira industrial com queijos, melzinho pendurado no teto, no fundo prateleiras com doces de leite
entrada de loja com vários cestos de vime e palha

Maria das Tranças: tradicional restaurante que diz ter o melhor frango ao molho pardo do Brasil! Eu acredito, mas não faço ideia se é isso mesmo porque eu não como frango, mas posso garantir que é o melhor quiabo do Brasil! Lá tem a típica comida mineira que eu tanto amo (tirando as carnes). Durante o encontro foi servido vários tipos de frango - frito, ensopado, ao molho pardo e à moda caipira - arroz, farofa, angu e quiabo. Eu queria comer 10 quilos do quiabo, mas mantive a linha fina, segurei a onda e me contive numa pequena porção digna para me chamarem de magra. Mas como eu fiquei mais dias em BH, obviamente que eu voltei ao restaurante e comi todos os quiabos que tinham na despensa, além de pastéis de angu recheados com queijo, que até agora eu não sei como eu sobrevivi sem comer isso! Também provei a farofa na manteiga com generosos pedaços de ovo. Tudo gostoso demais, pode colocar na lista dos melhores restaurantes de Belo Horizonte!

Endereços: Rua Estoril, 938, São Francisco e Rua Professor Moraes, 158, Savassi

Horários: São Francisco - segunda a sábado de 11h às 22h / domingo de 11 às 18h / Savassi - segunda de 11h às 17h / terça, quarta, sexta e sábado de 11h às 01h / quinta e domingo de 11h às 00h

pessoas ao redor de uma mesa com comida se servindo

MAP: o Museu de Arte da Pampulha foi local do primeiro dia de palestras e, assim que elas encerraram, fizemos uma visitação ao local, que foi simplesmente arquitetado por Oscar Niemeyer, tem os jardins de Burle Marx e tem um visual lindo para a Lagoa da Pampulha. O principal objetivo da construção foi abrigar um cassino na década de 40 durante a gestão de Juscelino Kubitschek, porém em 1946 o prédio foi fechado devido à proibição do jogos no Brasil e permaneceu 10 anos sem que nada acontecesse por ali, até se criar o museu.

Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 16585

Horários: terça a domingo de 9h às 18h30

prédio de dois andares no fundo e no primeiro plano lagoa com vegetação ao redor
Interior do museu da pampulha. No fundo uma parede espelhada, no chão pedaços de mármores partidos

Depois do MAP fomos fazer um ciy tour que foi gentilmente oferecido pela Setur e Belotur, que são respectivamente a secretaria de turismo de Mina Gerais e o órgão responsável pela promoção e divulgação do turismo da capital mineira. Olha só o que a gente visitou:

Igreja de São Francisco de Assis: conhecida como Igrejinha da Pampulha ela é o cartão postal do Complexo da Pampulha, quiçá de BH. Todo mundo quer tirar aquela foto bonita nos azulejos de Cândido Portinari envolto nos jardins de Burle Marx. Se você pensou que o projeto arquitetônico é de Oscar Niemeyer, pode apostar que é isso mesmo. A igreja ficou fechada por 14 anos por ser considerada moderna demais! Não consigo pensar que uma obra de arte maravilhosa dessa ficou anos inutilizada. Mas esse ano ela e todo o conjunto arquitetônico da Pampulha que inclui o MAP, o Tênis Clube e a Casa do Baile, todos projetos de Oscar Niemeyer, se tornaram Patrimônio Mundial da Humanidade, com o título de Paisagem Cultural do Patrimônio Moderno.

Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 3000

Horários: segunda a sábado e feriados de 8h às 17h / domingo de 12h às 17h

Valores: R$2

Igreja da Pampulha no primeiro plano, com um ciclista passando na frente. Ao fundo a lagoa.
Igreja da Pampulha com coqueiros na frente e pista de corrida/ciclovia na frente

Mirante do Mangabeiras: depois da Pampulha, o ônibus da Belotur deixou a gente na entrada do Mirante do Mangabeiras, de lá subimos uma pequena íngreme ladeira, coisa rápida, e nos deparamos com um visual deslumbrante de Belo Horizonte. O visual mostra pra gente porque a cidade tem esse nome, a vista é linda!

Para os amantes de adrenalina, no dia 4 de dezembro foi inaugurada a tirolesa que tem percurso de 800 metros e velocidade de até 100 quilômetros por hora.

Endereço: Rua Pedro José Pardo, 1000 - Mangabeiras

Horários: Mirante - diariamente de 10h às 22h / Tirolesa -  segunda a domingo de 10h às 18h

Valores: Tirolesa - segunda a quinta R$40 / sexta a domingo e feriados R$50

vista da cidade com vários prédios

Praça da Liberdade: continuamos nosso passeio por Belo Horizonte e chegamos na Praça da Liberdade, que é uma área de convivência bastante frequentado por jovens e famílias. Possui uma área central cercada de palmeiras imperiais que fazem um belo corredor verde. No seu entorno está o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), que entramos rapidinho e parece ser bem interessante e ótimo programa para toda família, e o icônico Edifício Niemeyer (do nosso amigo Oscar, claro).

praça da liberdade em belo horizonte com corredor de palmeiras, piso de paralelepípedo
detalhes do corrimão e da janela do ccbb de belo horizonte
chafariz da praça da liberdade em belo horizonte com o edifício niemeyer ao fundo

Albanos: fim do dia, chegou o momento de confraternizar! O local escolhido foi Albanos, ótimo para curtir a noite e tomar um chopp em BH, afinal o chopp é fabricação própria da casa! Desce redondinho, perdi a conta de quantos bebi, foram vários! Os petiscos são deliciosos, provei a isca de tilápia empanada com chips de batata, pastelzinho de quejio, mandioca frita... humm tudo caia bem com o choppinho! São dois Albanos em BH e fomos no do bairro Sion, o ambiente é ótimo, bem informal, descontraído e a gente se divertiu pra caramba. Foi a noite mais animada do encontro e todos já éramos best friends forever!

Endereço: Rua Pium-Í, 611 - Sion e Rua Rio de Janeiro, 2076 - Lourdes

Horários: Sion - terça a sexta de 18h às 01h / sábado e feriado de de 12h às 01h / domingo de 12h às20h / Lourdes - segunda a sexta de 18h às 01h / sábado e feriado de 12h às 01h / domingo de 12h às 20h

Blogueiros da RBBV no restaurante Albanos conversando, bebendo e comendo

Palestras

Vocês já estavam começando a achar que o encontro só foi diversão, comilança e bebedeiras, né? Claro que tínhamos que festejar, afinal no dia 27 de novembro a RBBV comemorou 5 anos de existência! Mas também houveram diversas palestras importantes e que sugamos todas as informações que foram trocadas.

As palestras de sábado, conduzidas no Museu de Arte da Pampulha (MAP), foram:

- Tendências do mercado de turismo mundial e brasileiro –  com Claudia Saleh (fundadora da RBBV e do blog Aprendiz de Viajante) e Keith Jenkins (do blog Velvet Scape)

- Influência e Marca: Como usar as mídias sociais para alavancar o seu blog - com Luciana Misura (dos blogs Colagem e Amo cruzeiros Disney) , Lillian Brandão (do blog Nerds Viajantes), Lily Pestana (do blog Apaixonados por Viagem) e Claudia Saleh

- Monetização e Afiliados - com Thiago Khoury (do blog Rodei), Julia Minhoto (do ViajaNet), Rafael Miranda (do blog Para Viagem) e Ana Catarina (do blog Turista Profissional).

Palestra da RBBV sendo assistida por blogueiros de viagem no Museu de Arte da Pampulha

No domingo as palestras ocorreram no hotel Quality Pampulha, que por sinal foi onde eu fiquei hospedada durante o encontro:

- De blogueiro a empreendedor de sucesso - com Claudia Saleh, Luciana Misura, Cris Marques (do blog Dentro do Mochilão) e Dri Lima (do blog Xplora e da empresa Sabiar)

- Projetos criativos e inspiradores para elevar seu blog ao cume - com Antônio Jr. (do blog Retrip) e Gustavo Ziller (montanhista, empreendedor e idealizador do projeto 7CUMES)

- Relacionamento da indústria de turismo com os blogueiros - com Thiago Khoury, Alberto G. Martins (diretor da B4TComm), Garon Piceli (gerente de Comunicação da Loumar Turismo) e Flavia Perin (gerente de Relações Públicas da Interamerican Network)

- Conteúdo & SEO - Rafael Sette Camara (do blog 360 Meridianos)

- Turismo Sustentável/Responsável - Luiza Antunes (do blog 360 Meridianos), Cris Marques e Claudia Saleh

- Workshop de Fotografia e Vídeo - Helder Ribeiro (do blog Nerds Viajantes), Mauricio Oliveira (do portal Trilhas e Aventuras) e Fabio Pastorello (do blog Viagens Cinematográficas)

- Speed Networking/ Mentoring - blogueiros mais experientes se tornam mentores e ajudam no crescimento de blogueiros que estão engatinhando nessa universo.

Palestra da RBBV sendo assistida por blogueiros de viagem no hotel Quality Pampulha

O encontro da RBBV na mídia

TV Câmara de Belo Horizonte fez uma matéria sobre o encontro no Mercado Central, aquele que eu não fui e que então eu não apareci na TV. Mãe, não foi dessa vez, ainda não estou famosa!! Mas o vídeo tá super bacana, alguns blogueiros dão entrevistas e a Jussara Paim (gerente de marketing da Belotur) explica a importância do nosso trabalho para o turismo.

O Portal de notícias mineiro Uai também publicou um artigo sobre o encontro. Segue um trecho da matéria: " O objetivo é dar aos blogueiros a chance de debater tendências e o futuro da indústria de viagens, assim como trocar experiências e dialogar com representantes da indústria do turismo a fim de estreitar relacionamentos e construir novas parcerias."

Materia sobre o encontro da RBBV no Portal de de notícias mineiro Uai

Blogueiros que participaram do encontro RBBV 2016

Fotos individuais de todos os blogueiros participantes do encontro RBBV em Belo Horizonte 2016

360meridianos | A Fragata Surprise | Abrace o mundo | Andar Comigo | Aos Viajantes | Aprendiz de Viajante | Aprontando as Malas | As viagens de Trintim | Atravessar Fronteiras | Aventure-se | Bagagem de Memórias | Blog Apaixonados por Viagens |

Blog da Glacy | Blog Pé na Estrada | Blog Só Viagem | Carta sem Portador | Cheap Trip | Coisos on the go | Colagem | Colecionando Viagens | Com os pés no Mundo | Compartilhe Viagens | Contando Destinos (A Li na Alemanha e no Mundo) |

D&D Mundo Afora | Dentro do Mochilão | Desce Turismo | Destinos por onde andei... | Diário de Turista | Dicas e Roteiros de Viagens | Dicas Nova York | Em Cantos Fotográficos | Entreviagens | Escolha Viajar | Foco no Mundo | Fora da Toca | Freitas para o Mundo | Gastando Sola Mundo Afora | Guia & Turismo | Idas e vindas da Carol | Juny pelo mundo | Kari Desbrava |

Leve Sem Destino | Locomotiva Viajante | Longe e perto | Longe Voar | Love and Travel | Luana Prazeires Collection | Mari Pelo Mundo | Meu Destino | Mil e Uma Viagens (1001 Trips) | Mineiros na Estrada | Nerds Viajantes | O Baú do Viajante |

Olívia Garimpando Por Aí | Papo de Turista | Para Viagem | Pegadas na Estrada | Próxima Parada | Próximo Embarque |Quer saber? Eu amo viajar! | Quero Viajar Mais | Retrip Viagens | RêVivendo Viagens | Rodei | Segredos de Viagem | Sendocy | Sentidos do Viajar | Tá na minha Rota | Tirando Férias | Tire a Bunda do Sofá | Tô Pensando em Viajar | Trilha marupiara Diário de Viagens | Trilhas e Aventuras | Turista Profissional | Turistando com a Lu | Turistando no Mundo | Uma Senhora Viagem | Vamos por Aí | Viagem Mais Fácil | Viagem sem frescura | Viagens Bacanas | Viagens Cine | Viagens Invisiveis | Viaggiando | Viajanderia | Viajando com Bruno Sgromo | Viajando com Sy | Viajando em 3.. 2.. 1.. | Viajando no Mapa | Viajante Comum | Viajar pela Europa | Viaje em Família | Viajei Bonito | Viciada em Viajar | Vícios de Viagem | Vida Cigana | Vida sem Paredes | Vivi na Viagem | Volto Logo | Vontade de Viajar | Wanna Dreams | XploraZiga da Zuca

Agradecimento

patrocinadores encontro rbbv em belo horizonte 2016

Observação

Os valores podem sofrer alterações com o decorrer do tempo.

Compartilha, deixa a notícia viajar por aí, vai!

Dá uma olhadinha aqui ó:

Espreguiçadeiras de frente para piscina com borda infinita e mata aberta no fundo

Carnaval tranquilo | Paraíso na Serra do Cipó

Pôr do sol alaranjado na montanha

Viagens de carro do Rio de Janeiro | Ibitipoca

Prateleiras de um bar com garrafas de bebidas alcóolicas