Península de Maraú | o Caribe Brasileiro

Por Carlos Roberto, Gleidys e Fredy, o gato viajante


A Península de Maraú tem como principal atrativo as barreiras de coral à beira mar. Para os apaixonados pelo mergulho de observação, nada melhor que pegar sua máscara, respirador e nadadeiras e entrar mar adentro, em água morna, para alguns metros depois, já se ver deslumbrado com tanta vida marinha. Diferente dos famosos arrecifes de coral de Recife, que demandam longas navegações.

A principal barreira de corais fica em Taipus de Fora, distante 2,5kms à direita de nosso camping Recanto da Sereia. O acesso a Maraú requer equipamento forte e resistente, já que as estradas de acesso são de terra, com trechos bem mal tratados

Estacionamos nossa Camper neste paraíso, onde a maior preocupação foi a de acompanhar a rotina do sol, dos ventos, dos pássaros e das marés. Passamos 9 ótimos dias acordando sob o sol e dormindo sob as estrelas, sem um único dia nublado ou chuva. 

acampar-na-peninsula-do-Maraú
viajar-com-gatos-animais

Os atrativos do lugar são muitos. O destaque fica por conta dos mergulhos de observação dos corais e vida marinha. Aguardando a tão esperada lua cheia, que trás as grandes marés, usamos a sabedoria do baiano e reduzimos o metabolismo. Atualizar a leitura degustando a paisagem, o isolamento digital e o conforto de nossa Camper. Neste paraíso celebramos nossa noite de Ano Novo.

A beleza está por todo lugar, no chão, no céu e no mar. O encontro de rios com o mar é uma constante. A cobertura de coqueiros por toda a orla produz conjuntos harmônicos que fotógrafo algum resiste, mesmo que pareça um motivo repetitivo. As cores da vida marinha são exuberantes. 

Como sempre, viajamos com nosso companheiro, o gato Fredy. Dedicamos boa parte de nosso tempo a interagir com ele e o novo ambiente. Estamos na praia, com cheiros novos, uma fauna diferente da que ele está acostumado nos campings de serra. Portando, se faz necessário um controle mais estreito de suas investigações, para evitar contratempos inerentes à curiosidade exagerada do gato. 

Ano-Novo-na-peninsula-de- Maraú
viajar-com-animais-gato-fredy

Em Barra Grande, distante 5km península adentro, você pode contratar vários passeios. Quando aqui estivemos em 2008, fizemos o passeio de barco até Coroa Vermelha para mergulho, a ilha da Pedra Furada, a ilha do Goió, e ilha do Sapinho. O melhor guia para você consultar pela internet, antes de fazer sua viagem e decidir pelos passeios, é o Guia de Maraú. A versão impressa, que você pode obter gratuitamente nas operadoras e lojas de Barra Grande, é um espetáculo, com o mapa completo da península e todos os atrativos.

E você? Tem alguma história de viagem bacana pra contar? Então...


Compartilha, deixa a notícia viajar por aí, vai!



Dá uma olhadinha aqui ó:

Coqueiros balançando na beira da praia. Céu azul

Norte da Bahia | Um reveillon sossegado

Praia deserta

Bahia | Península de Maraú

Dunas com "piscinas" de água doce

Lençóis Maranhenses | O que fazer em 2 dias